NOTÍCIAS - Cursos

LICENCIATURA EM CONTABILIDADE [PLANO DE ESTUDOS]

actualizado em 28 de Março de 2024


Directora da Faculdade Secretária da Faculdade Coordenadora da Licenciatura em Contabilidade
Prof.ª Doutora Isabel Cantista Dr.ª Maria Belém Silva Pereira Prof.ª Doutora Isabel Oliveira



Reconhecida, sem restrições, pela OCC e com dispensa do Estágio-Profissional.
Acreditada pela Agência Nacional de Avaliação e Acreditação (A3ES)


Curso de Contabilidade com Propina Anual de 945,00€: “COM O CURSO DE CONTABILIDADE É SÓ FAZER CONTAS!”

Os candidatos e estudantes do 1.º Ciclo de Estudos em Contabilidade da Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão pagarão, no próximo ano letivo, uma propina anual de 945,00€. Os estudantes podem ainda candidatar-se às Bolsas de Estudo da Direção Geral do Ensino Superior, em igualdade de circunstâncias com os demais estudantes do Ensino Superior Estatal. Com o curso de Contabilidade É só fazer contas! 

 

OBJECTIVOS DE APRENDIZAGEM
Nos mercados altamente competitivos e globalizados só terão viabilidade aquelas empresas que apostarem atempadamente num elevado grau de organização a par da automação do processo produtivo. No intuito de contribuir para a melhoria desta situação, e alicerçada em Associações Industriais, Comerciais, Empresariais, Profissionais, e outras, a Universidade Lusíada criou, em 1989, o Curso de Licenciatura em Contabilidade. Este curso foi-se adequando às circunstâncias do mercado e encontra-se, agora, devidamente adaptado às condições exigidas pelo Processo de Bolonha. Com a Licenciatura em Contabilidade a vantagem competitiva é a formação a nível superior de quadros qualificados em Contabilidade com capacidade de compreender e executar eficazmente as seguintes tarefas:

- Operar na contabilidade de empresas;
- Organizar e implementar a contabilidade em qualquer tipo de empresa;
- Proceder a auditorias Contabilísticas;
- Fomentar a actividade de Investigação no domínio Contabilístico;
- Efectuar análises profundas à contabilidade no domínio científico.

Dado tratar-se de uma adequação que mantém os objectivos do curso actualmente existente os quais tem em vista os mercados altamente competitivos que se avizinham, onde só terão viabilidade aquelas empresas que apostarem atempadamente num elevado grau de organização, a par da automatização do processo produtivo. No intuito de contribuir para a melhoria desta situação e alicerçada em Associações Industriais, Comerciais, Empresariais, etc, a Universidade Lusíada criou, há mais de uma dezena de anos, o curso de Licenciatura em Contabilidade. Muito embora se trate de um curso ministrado em Vila Nova de Famalicão, o certo é que as inscrições dos candidatos permitem apurar que o interesse do curso é nacional. Para dar o apoio necessário a este curso a Universidade Lusíada criou um Centro de Informática devidamente equipado.

Perfis de Formação para o Exercício Profissional

No estabelecimento dos perfis de um Contabilista, foram tidas em conta as especificações determinadas pelas organizações profissionais das quais se destaca aquela que é a que acredita os profissionais que vão exercer as funções de técnicos de contas e a determinações, sobre a mesma actividade, a nível internacional. No primeiro caso encontra a Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) e International Federation of Accounting (IFAC).

São várias as saídas profissionais, tais como:

  • Contabilista Certificado;
  • Revisor Oficial de Contas;
  • Director Financeiro;
  • Técnico da Administração Fiscal;
  • Auditor;
  • Consultor;
  • Professor;
  • Etc.

PROVAS DE INGRESSO
Matemática ou Economia ou Português

CONSELHO SOCIAL
Avelino Rego | Armindo Costa | Filipe Vila Nova | Hugo Ribeiro da Silva | José Alexandre Oliveira | Nuno Melo | Paulo Pimenta  | Rogério Lourenço

PARCERIAS




PLANO DE ESTUDOS

Plano de Estudos - Diário da República

Guião de Autoavaliação

Acreditação da A3ES

Índices de Empregabilidade

Aceda ao flyer do curso