NOTÍCIAS - Lusiada

Aula Aberta de Design Inclusivo

Aula Aberta de Design Inclusivo

actualizado em 19 de Outubro de 2021

No contexto da primeira proposta de trabalho de Design II da Licenciatura de Design, realizou-se no dia 15 de outubro, uma aula aberta subordinado ao tema “Design Inclusivo-Criatividade como fator estimulante perante o caos emocional", proferida pela Prof.ª Doutora Estela Vieira.


A iniciativa destinada para os estudantes do 2.º ano de Design foi organizada pela Prof.ª Doutora Raquel Antunes e pelo Prof. Doutor Rui Alexandre.

"Em diversos momentos da nossa vida, todos nós experimentamos dificuldades nos espaços em que vivemos ou com os produtos que usamos. Estas dificuldades resultam de situações de inadaptação das características do meio construído face às nossas necessidades.

Todo o indivíduo é único e, como grupo, a espécie humana é bastante diversa, quer em capacidades quer em conhecimentos. É possível conceber e produzir produtos, serviços ou ambientes adequados a esta diversidade humana, incluindo crianças, adultos mais velhos, pessoas com deficiência, pessoas doentes ou feridas, ou, simplesmente, pessoas colocadas em desvantagem pelas circunstâncias.

Esta abordagem é designada Design Inclusivo. O design inclusivo visa eliminar a discriminação pelo design e apoiar a plena participação social para todos os membros da sociedade."
Prof.ª Doutora Estela Vieira

A oradora, Doutora Estela Vieira, docente da FAA, partilhou a realidade de um estudo de caso inclusivo e de como, na perspetiva de mãe e designer, tentou constantemente resolver os problemas que a sua rotina familiar exigia ao longo de 23 anos.

Um momento de partilha essencial para compreender a importância de nos “colocarmos no lugar do outro”.