NOTÍCIAS - Lusiada

MYMACHINE FAMALICÃO: OFICINA DO LIXO ESTÁ PRONTA A SER USADA EM RIBEIRÃO

MYMACHINE FAMALICÃO: OFICINA DO LIXO ESTÁ PRONTA A SER USADA EM RIBEIRÃO

actualizado em 15 de Dezembro de 2020

Está pronta a Oficina do Lixo, a máquina idealizada pelos alunos 3º ano do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Ribeirão, desenhada tecnicamente pelos estudantes do 3º ano de Design da Faculdade de Arquitetura e Artes da Universidade Lusíada - Norte e, construída pelos alunos do Curso Técnico de Manutenção Industrial e Eletromecânica da Escola Profissional Forave. 



Parece muita gente envolvida e é, de facto. É esta a realidade da dinâmica do projeto MyMachine Famalicão. O MyMachine Famalicão promovido pela Câmara Municipal de V. N. de Famalicão é coordenado cientificamente pelo Doutor Pedro Reis.

Apesar do ano 2019-2020, por todas os condicionalismos causados pela pandemia COVID-19, ter sido um ano atípico e simultaneamente desafiador para toda a comunidade educativa, os professores e alunos desde o 1º ciclo, ensino profissional, até ao ensino superior continuaram envolvidos e a colocar em prática as diferentes fases do projeto MyMachine.

Foi com entusiasmo que os alunos do 3º C (2019/2020) e a professora Anabela Martins do Centro Escolar de Ribeirão receberam, esta semana, na sua escola a visita dos alunos do Curso Técnico de Manutenção Industrial e Eletromecânica acompanhados pelo professor André Fonseca da Escola Profissional Forave para entregar a máquina “Oficina do Lixo”.

As crianças não esconderam a sua satisfação e alegria por verem a sua ideia concretizada. Os resultados já alcançados nas últimas edições do projeto My Machine Famalicão permitem verificar um o elevado nível de motivação e envolvimento de todos os alunos, professores e técnicos, dos mais diferentes níveis de ensino para que o Projeto My Machine seja de facto um projeto bem-sucedido.

Recorde-se que os alunos 3º ano do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Ribeirão achavam que fazia falta na sua escola para acabar com o excesso de lixo, era uma “Oficina do lixo”. A máquina é de funcionamento simples, permitindo ser deslocada para os pontos onde está a ser gerado mais lixo na escola. Preparada para acondicionar lixo, a Oficina do lixo pelos rasgados sorrisos das crianças já é um sucesso em Ribeirão.

A Oficina do Lixo, do AE de Ribeirão é a segunda máquina a ficar pronta. A primeira foi a Máquina de Coisas Perdidas, do AE de D. Maria II. Estão em fase de conclusão: a Estufa, do AE Padre Benjamim Salgado; a Máquina da Amizade e dos Afetos, do AE D. Sancho I; a máquina Reciclagem Esmagadora, do AE Camilo Castelo Branco; a Máquina Cofrique, do AE de Gondifelos; e a Iogurtina, do AE de Pedome.