NOTÍCIAS - Lusiada

SEMANA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA 2019

SEMANA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA 2019

actualizado em 14 de Novembro de 2019

A Faculdade de Engenharias e Tecnologias organizou nova edição da Semana da Ciência e Tecnologia. Aprender, partilhar conhecimentos, experiências e viver o ambiente académico, foram alguns dos objetivos da iniciativa. 



 

ATIVIDADES DA SEMANA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA 2019 

ATV1: Ciência e Tecnologia, Gregos e Troianos
Prof. Doutor Pedro Reis
Dia e horário: quinta-feira, 28 de novembro no período da manhã (10:00 – 14:00)
Duração: aproximadamente 2400s
Objetivos: Sensibilização dos participantes para as temáticas emergentes de uma revolução industrial 4.0; Participação ativa na preservação e proteção do meio a ambiente; Debate de ideias.
Enquadramento: A Engenharia como ferramenta para ajuda à perceção do efeito da globalização e alterações climáticas.
Descrição da atividade: A Tecnologia será porventura o meio para atingir os objetivos do que a Ciência se propõe. Contudo, nem sempre caminham de mão dada. Os participantes, neste “workshop”, têm a oportunidade de interagir num debate moderado, com recurso a um caso prático sobre o meio ambiente, tecnologias e “modas” e poderem argumentar sobre os prós e contras, tendo em conta os efeitos dessas decisões. 

ATV2:  Semantic Web Social Network
Prof. Doutor Ricardo Freitas
Dia (s) e horário (s): 5ª Feira (10h30 às 11h30)
Duração: 50 minutos
Objetivos: O objetivo principal consiste em proporcionar aos alunos contacto com as potencialidades da Web 3.0, nomeadamente a Web Semântica.
Enquadramento: A Web Semântica e as suas potencialidades! A nova e atual “versão” da Web – “ (...) Uma Web de Dados (informação) vs uma Web Documentos (...) ”
Descrição da atividade: A atividade consistirá, numa primeira fase, numa componente de debate e contextualização sobre conceitos e questões no domínio da Web Semântica (com apresentação prática de exemplos). A segunda fase da atividade, consistirá em colocar os alunos em contacto com as tecnologias em causa, nomeadamente, com vocabulários da Web Semântica e normas HTML5 e CSS3. Idealmente, a atividade deverá culminar com experiências concretas na criação de uma rede de relacionamentos (rede social semântica) entre utilizadores. Criação de uma página web pessoal incorporando web semântica.

ATV3: Bomba de Calor de Compressão Elétrica
Prof. Doutor Carlos Rego
Dia (s) e horário (s): 25/11 (segunda-feira) manhã e 29/11 (sexta-feira) tarde
Duração: 1 hora
Objetivos: - Determinar experimentalmente o COP (Coefficient Of Performance) de uma bomba de calor; - Mostrar que a bomba de calor é um dispositivo económico e fiável de obtenção de calor.
Enquadramento: Quer a indústria, quer o sector residencial e de serviços utilizam calor a baixa e/ou média temperatura obtido, normalmente, por recurso à rede elétrica ou à queima de derivados do petróleo. As crises energéticas e o consequente incremento dos custos de energia, deram origem a uma nova filosofia que usualmente se designa por Utilização Racional de Energia. O conceito de Bomba de Calor, embora conhecido há muito, ganhou renovado interesse dentro desta filosofia e constitui um meio económico e fiável de obtenção de calor a baixa e média temperatura.
Descrição da atividade: Esta atividade inicia-se com uma introdução teórica ao funcionamento de uma bomba de calor. Seguidamente é feita uma demonstração experimental, consistindo em fazer medições de temperatura e pressão em função do tempo no circuito de um líquido refrigerante e em reservatórios de água. É também medida a potência elétrica consumida pela bomba de calor. Com base nestas medições é calculado o COP e a potência útil debitada pela bomba de calor.


ATV4: Innovation: towards the Sustained Success of Organizations and the Sustainable Development
Prof. Doutor Manuel Rebelo
Dia(s) e horário(s):
Dia Horário
25-11-2019, segunda feira 09h30 às 10h30
26-11-2019, terça feira 14h30 às 15h30
27-11-2019, quarta feira 09h30 às 10h30 14h30 às 15h30

29-11-2019, sexta feira 09h30 às 10h30
Duração: 60 minutos
Objetivos: No contexto da transformação digital, sem precedentes, em curso na Sociedade, pretende-se com a atividade proposta, que assumirá a forma de uma Palestra: (i) abordar a temática da Inovação nos seus diferentes tipos; (ii) sensibilizar e motivar, os Destinatários alvo, para a sua importância estratégica nas Organizações em geral e nas Empresas em particular.
Enquadramento: Na era da transformação digital, as Organizações em geral e as Empresas em particular competem entre si, designadamente ao nível dos seus produtos, serviços, soluções, processos e estratégias, sendo a Inovação tida como um pré-requisito para o Sucesso, ao poder promover e sustentar toda uma cultura de compromisso e agilidade que conduza a uma permanente renovação organizacional e operacional em diferentes domínios e contextos.
Descrição da atividade: A atividade assumirá a forma de uma Palestra, em sala ou auditório, dependendo do número de Participantes e perfil dos mesmos.

A participação é gratuita mas sujeita a inscrição online

Organização: Faculdade de Engenharias e Tecnologias