NOTÍCIAS - Arquivo

Pós-Graduação em Design e Sinalética

actualizado em 15 de Março de 2019

Pós-Graduação em Design e Sinalética


COORDENAÇÃO
Doutora Benedita Camacho 

 
APRESENTAÇÃO
A sinalização é onipresente, é parte integrante do nosso dia-a-dia e é, portanto, a compreensão dos espaços que nos rodeiam. Os sistemas de sinalização, ou de comunicação visual, são a identidade de um espaço e afetam muito a forma como os usuários se envolvem, experimentam e vivem as áreas. O design de sinalética pode ser definido como um conjunto de sinais na procura de soluções espaciais de problemas. Engloba todas as formas de habilitar os usuários à capacidade de localização, orientação, navegação e perceção dos espaços, interiores ou exteriores, públicos ou privados, efémeros ou perduráveis.  Este curso irá facultará as ferramentas necessárias ao planeamento e criação de sinalização, sinalética e design de informação que permitirá aos usuários, melhores experiências num determinado espaço.


ENQUADRAMENTO E OBJECTIVOS
Aprender a identificar uma estratégia de informação e sinalização relevante para um espaço específico; Projetar um conceito para uma estratégia de sinalização num determinado espaço e fim (lucrativo ou não); Dominar técnicas de design de informação e tipografia para grandes escalas; Saber desenhar gráficos de informação criados para um espaço arquitetónico; Saber como preparar informações para fornecedores/indústria; Conhecer técnicas de orçamentação, intervenção e direção de obra.


DESTINATÁRIOS
O curso destina-se a licenciados/mestres em design (e especialidades afins) e arquitetura. Eventualmente licenciados noutras áreas de conhecimento que procurem desenvolver competências sobre sinalização, sinalética, design de informação, organização de eventos ou exposições, de interiores ou exteriores, públicas ou privadas.

ESTRUTURA CURRICULAR / CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Unidades Curriculares

Tempo de Trabalho

Docentes

1. Projeto em design de sinalética

20

Prof. Doutora D.er Benedita Camacho

2. Design da informação e comunicação

10

Prof. Doutora D.er Maria Estela Pinto Vieira

3. Design de tipografia

10

Prof. Doutora D.er Maria João Barbosa

4. Design de sinalização e gráficos em grande escala

15

Designer especialista Francisco Marta

5. Técnicas de produção

5

Prof. Doutor D.er Rui Alexandre Sousa

6. Informação de orçamentação e fornecedores

5

Designer especialista Francisco Marta

7. Intervenção e direção de obra

5

Mestre D.er Bernardino Gomes

Total

70

 


 
ENSINO E AVALIAÇÃO
Ensino presencial: exigida a presença em pelo menos 70% das aulas de cada unidade curricular. Regime de avaliação: Avaliação contínua com exame final escrito obrigatórios em cada unidade curricular.



PLANO DE ESTUDOS E CORPO DOCENTE 
1. PROJECTO EM DESIGN DE SINATÉTICA   20[horas] 
Conteúdo programático:  Design universal em sinalética; Sistemas e sinalética; Fatores humanos, sociais, económicos e culturais; Estratégias de sinalização; Mapas para sinalética; Consequências de sistemas adversos (redesign); Do conceito à concretização; Estudos de caso;  Projeto(s) na área do Design de Sinalética. 
Corpo docente: Professora Doutora Designer Benedita Camacho docente da Universidade Lusíada Norte; Doutora em Design pela Universidade de Aveiro; Mestre em Design pela Universidade de Aveiro; licenciada em Artes Plásticas Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto; 
 
1. DESIGN DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO  10 [horas]
Conteúdo programático: Design de infografia; Design esquemático; Design de informação visual; Sinalética e mapas. 
Corpo docente:  Professora Doutora Designer Maria Estela Pinto Vieira docente da Universidade Lusíada Norte; Doutora em Design Gráfico e Design de Moda pela Universidade Politécnica de Valência – Espanha; Licenciada em Design da Comunicação pela Escola Superior Belas Artes do Porto; 

2. DESIGN DE TIPOGRAFIA    10 [horas]
Conteúdo programático:   Tipografia é design para ler; Dimensões da tipografia; Articulação, coesão e hierarquias; Composição, forma e peso; Pictogramas e tipografia; A tipografia em suportes para sinalética; A tipografia na arquitetura.
Corpo docente: Professora Doutora Designer Maria João Barbosa docente da Universidade Lusíada Norte; Doutora em “Modos de Conhecimento na Prática Artística Contemporânea” pela Universidade de Vigo – Espanha; Licenciada em Design de Comunicação pela Escola Superior Belas Artes do Porto; 

3. DESIGN DE SINALIZAÇÃO E GRÁFICOS EM GRANDE ESCALA    15 [horas]
Conteúdo programático:  Leitura, legibilidade e posicionamento de sinais para diferentes usuários em diferentes escalas; Localização, orientação, direção, navegação e perceção do espaço; Espaços interiores, exteriores, públicos, privados, efémeros e perduráveis. 
Corpo docente: Designer especialista Francisco Marta (Atelier Duplo Network - Design e Publicidade); Mestre em Design e Produção Gráfica Universidade de Barcelona - Espanha; licenciado em Design da Comunicação pela (ESAD) Escola Superior Artística de Design - Matosinhos. 

4. TÉCNICAS DE PRODUÇÃO    5 [horas]  
Conteúdo programático:  Materiais e técnicas de produção; Artes finais para produção. 
Corpo Docente: Professor Doutor Designer Rui Alexandre Sousa; Docente da Universidade Lusíada Norte; Doutor em Dibujo – Universidad Politécnica de Valência – Espanha; Mestre em Ensino das Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e Secundário pela Universidade de Aveiro; Licenciado em Design do Equipamento pela (ESAD) Escola Superior Artística de Design - Matosinhos;

5. INFORMAÇÃO DE ORÇAMENTAÇÃO E FORNECEDORES   5 [horas]  
Conteúdo programático: planear e desenvolver orçamentos; O papel dos fornecedores. 
Corpo Docente: Designer especialista Francisco Marta (Atelier Duplo Network - Design e Publicidade); Mestre em Design e Produção Gráfica Universidade de Barcelona - Espanha; licenciado em Design da Comunicação pela ESAD Matosinhos.  

6. INTERVENÇÃO E DIRECÇÃO DE OBRA   5 [horas]  
Conteúdo programático: Gestão das diferentes equipas; Estratégia, métodos e processos de implementação.
Corpo Docente: Mestre Designer Bernardino Gomes, docente da Universidade Lusíada Norte; Doutorando em Design na Universidade Lusíada – Norte Campus de Vila Nova de Famalicão; Mestre em Design e Marketing pela Universidade do Minho; Licenciado em Design Industrial pela Universidade Lusíada Norte



DURAÇÃO 
A Pós-Graduação tem a duração de 70 horas e decorrerá durante um semestre.  


TITULAÇÃO
A presença em pelo menos 70% das aulas de cada unidade curricular e a aprovação em todas as unidades curriculares desta Pós-Graduação conferem o direito à passagem de um certificado de pós-graduado em Design de Sinalética. Os estudantes finalistas que obtiverem aprovação em unidades curriculares avulsas, terão apenas direito à passagem do respetivo Certificado de aprovação em tais unidades curriculares.


LOCAL DE FUNCIONAMENTO
Universidade Lusíada – Norte, Campus de Vila Nova de Famalicão  


PRAZOS E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO 
Candidaturas - até 30 Setembro de 2019
Até 31 de Maio de 2019 - 50% de desconto sobre o valor da candidatura
Até 30 de Junho de 2019 - 40% de desconto sobre o valor da candidatura
Até 15 de Julho de 2019 -30% de desconto sobre o valor da candidatura
Início de aulas: 14 de Outubro de 2019
Horário de funcionamento do curso: pós-laboral (2 dias/semana, quintas e sextas-feiras, no horário 18.30-22.00h) 



DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A CANDIDATURA
1. Ficha de candidatura (a obter nos serviços da Universidade Lusíada ou na página web)
2. Apresentação do Cartão de Cidadão
3. Cópia do Certificado de Habilitações
4. Curriculum Vitae
5. Uma fotografia

O processo de candidatura deverá ser enviado para:
Universidade Lusíada – Edifício da Lapa – 4760-108 Vila Nova de Famalicão
Tel: 252 309 200  | Fax: 252 376 363

OBS: A informação contida neste documento pode ainda vir a sofrer alguma alteração pontual.
´