NOTÍCIAS - Lusiada

DOUTORA MARIA TAVARES COORDENOU PROJETO DE INVESTIGAÇÃO

DOUTORA MARIA TAVARES COORDENOU PROJETO DE INVESTIGAÇÃO

actualizado em 25 de Fevereiro de 2019

Professora Doutora Maria Tavares coordenou projeto de investigação H100PT N3, dedicado ao estudo do Arrendamento Social Público [1945-1969]. A investigação, desenvolvida a convite do IHRU - Instituto de Habitação e da Reabilitação Urbana, insere-se no quadro do projeto Habitação. Cem Anos de Políticas Públicas em Portugal, 1918-2018, do qual resultou uma monografia com o mesmo nome, com coordenação científica de Ricardo Agarez. 


Maria Tavares em co-autoria com João Miguel Duarte, redigem para a referida monografia: "O Arrendamento Social Público (1945-1969): novas escalas, novos programas e agentes". 

A cerimónia de lançamento da monografia realizou-se na Fundação Calouste Gulbenkian, no passado mês de dezembro, com a presença de todas as equipas de investigação, corpos diretivos do IHRU, Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes e da Secretária de Estado da Habitação, Ana Pinho.
O presente trabalho constitui-se uma inigualável pesquisa sobre as políticas públicas de habitação em Portugal ao longo dos últimos 100 anos e poderá ser consultado em: http://www.portaldahabitacao.pt/opencms/export/sites/portal/pt/portal/docs/publicacoes/af_IHRU_Habitacao_Social.pdf