NOTÍCIAS - Lusiada

ESTÁGIOS CIENTÍFICOS DE VERÃO NA LUSÍADA

ESTÁGIOS CIENTÍFICOS DE VERÃO NA LUSÍADA

actualizado em 4 de Junho de 2018

A Ocupação Científica de Jovens nas Férias, dinamizada pela Faculdade de Engenharias e Tecnologias decorre de 9 a 20 de julho, nos laboratórios de Engenharia e de Informática da Universidade. A participação é gratuita mas sujeita a inscrição prévia.


A Ocupação Científica de Jovens nas Férias está aberta à participação de alunos que no ano letivo em que se candidatam tenham frequentado o ensino secundário. Os participantes terão a oportunidade de realizar estágios gratuitos nas áreas científicas da Faculdade de Engenharias e Tecnologias. 


O programa CIÊNCIA VIVA NO LABORATÓRIO – Ocupação Científica de Jovens nas Férias tem como objetivos principais: 
a) Aproximar os jovens da Ciência e da realidade da investigação científica através da realização de estágios em unidades de investigação reconhecidas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia;
b) Promover o contacto entre as instituições de investigação científica e os jovens do ensino secundário.


OCUPAÇÃO CIENTÍFICA DE JOVENS NAS FÉRIAS NA UNIVERSIDADE LUSÍADA:
1. Controlo e monitorização de sistemas móveis através de rede sem fios
Instituição: Centro Lusíada de Investigação e Desenvolvimento em Engenharia e Gestão Industrial - Vila Nova de Famalicão
Responsável: Prof. Doutor Pedro Reis Gomes
Nº Alunos: 6      Anos: 10º/11º/12º      Área: Robótica
Data: de 09-07-2018 a 20-07-2018      Horário: Manhã
Descrição: O objetivo principal desta atividade é o desenvolvimento de interfaces, com base em tecnologias Wi-Fi e Bluetooth, para o controlo e monitorização de diferentes objetos móveis. Os objetos podem ser projectados para detectar metais, calor, luz, humidade, gaz, mapeamento de um trajecto e entre outros. A conceção passa por cada um desenvolver em laboratório uma solução diferente e no final juntar os protótipos concebidos, segundo o processo base acordado entre todos no início da atividade. 


2. Desenvolvimento de uma Rede Social através de Web Semântica
Instituição: Centro Lusíada de Investigação e Desenvolvimento em Engenharia e Gestão Industrial - Vila Nova de Famalicão
Responsável: Prof. Doutor Ricardo André Pereira Freitas
Nº Alunos: 5      Anos: 10º/11º/12º      Área: Informática
Data: de 09-07-2018 a 13-07-2018      Horário: Manhã
Descrição: O objetivo principal consiste em proporcionar aos alunos contacto com as potencialidades da Web 3.0, nomeadamente a Web Semântica. 

Apesar de se falar na Web Semântica há já alguns anos, só recentemente se começou a tirar partido das potencialidades inerentes a esta nova “versão” da Web – “ (...) Uma Web de Dados (informação) vs uma Web Documentos (...) ”

A atividade, consistirá em colocar os alunos em contacto com as tecnologias em causa, nomeadamente, com vocabulários da Web Semântica e normas HTML5 e CSS3.
Idealmente, a atividade deverá culminar com experiências concretas na criação de uma rede de relacionamentos (rede social semântica) entre utilizadores através de interesses/tópicos em comum.

Observações: Pretende-se criar uma base de dados dos alunos que participem na atividade (Nome, Email, Localidade, Escola, Áreas de Interesse para Prosseguimento de Estudos). Será através desta informação que se pretende dinamizar a atividade criando a rede semântica de relacionamentos. Importa salientar que será montado um servidor web (micro computador) que dará suporte às fases de desenvolvimento da atividade/estágio. 


Características dos estágios:
- Os alunos serão acompanhados por investigadores e doutorados;
- Participação nos projetos de investigação em curso na Faculdade;
- Foco no trabalho prático;
- Estágio de uma semana;
- Participação gratuita.

Inscrição para os Estágios.

Para mais informações:
Gabinete de Comunicação e Imagem
Dr.ª Liliana Machado Silva
E-mail: lilianasilva@fam.ulusiada.pt
Tel.: 252 309 200