NOTÍCIAS - Lusiada

ESTUDAR NA UNIVERSIDADE LUSÍADA: INGRESSO

ESTUDAR NA UNIVERSIDADE LUSÍADA: INGRESSO

actualizado em 17 de Abril de 2020

Nas Universidades Lusíada é adoptado um modelo de ensino - aprendizagem que implica e pressupõe a participação ativa dos estudantes nas sessões de ensino de natureza coletiva e em quaisquer outras atividades pedagógicas ou complementares calendarizadas, bem como a realização de trabalho independente devidamente acompanhado.


O 1.º ciclo de estudos, conducente à atribuição do grau de licenciado, tem como objetivo dotar o estudante de um nível de competências genéricas na área específica do curso.

Na organização dos cursos do 1.º ciclo, a Universidade teve em consideração a estrutura curricular das formações existentes em Portugal e no estrangeiro e os princípios orientadores da Declaração de Bolonha, a saber: a multidisciplinaridade, a aquisição de conhecimentos com base na aprendizagem, a flexibilidade, o estudo cultural e as saídas profissionais.

As matérias desenvolvidas pelos professores, no âmbito de cada unidade curricular, têm uma participação ativa por parte dos estudantes, o que lhes exigirá um longo e cuidado trabalho de pesquisa, de leitura e de reflexão a ser efectuado em laboratórios, bibliotecas, na Internet e, para certas unidades curriculares, junto de instituições. A sua participação nas aulas contribuirá para desenvolver as capacidades de comunicação oral e escrita, o poder de argumentação, o espírito de iniciativa, o poder de decisão e o sentimento de autoconfiança.

Os candidatos ao ingresso nas Universidades Lusíada deverão preencher cumulativamente as condições estabelecidas pelo Ministério da Educação.

REGIME NORMALProvas EspecíficasPrazos Documentação


REGIME DE CONCURSOS ESPECIAIS
Todos os casos contemplados no Regulamento do Estudante Internacional

REINGRESSO, MUDANÇA E TRANSFERÊNCIA
O presente Regulamento disciplina os regimes de mudança de curso, transferência e reingresso nos estabelecimentos de ensino superior.

Calendário
Regulamento Aplicável às Situações de Reingresso e de Mudança de Par Instituição Curso