NOTÍCIAS - Lusiada

PG EM EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO PARA A ITV

PG EM EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO PARA A ITV

actualizado em 12 de Março de 2017

A Universidade Lusíada – Norte, Campus de Famalicão em parceria com a CESPU – Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário e o CITEVE - Centro Tecnológico Têxtil e Vestuário, promove segunda edição da Pós-Graduação em Empreendedorismo e Inovação para a Indústria Têxtil  e do Vestuário. Este curso é financiado, não tendo assim qualquer custo associado.


Esta Pós-Graduação, com foco na Indústria Têxtil e do Vestuário, tem por principal objectivo fomentar a criatividade e inovação associado a competências empresariais, onde o incremento teórico e prático das matérias leccionadas possa contribuir para valorizar e potenciar novos negócios no sector têxtil e vestuário de base tecnológica criado por empreendedores que reúnam as competências técnicas indispensáveis para singrar no mercado.




São objectivos desta pós-graduação:
• Desenvolver capacidades individuais, colectivas e organizacionais;
• Incentivar tomadas de decisão baseadas na investigação e no conhecimento;
• Ampliar a visão teórica e prática sobre o sector; 
• Contribuir para o fortalecimento da indústria têxtil portuguesa, e da região Norte em particular, integrando a criatividade, a tecnicidade, a inovação e o design na cultura e no tecido empresarial;
• Potenciar uma valorização sistémica que produza eficácia, perícia e diferenciação a produtos e serviços;
• Estudar e interpretar as novas tendências de consumo de forma a dar ao sector mais criatividade, estética e performance que se traduzam em mais qualidade e valor acrescentado nos produtos e serviços;
• Potenciar agilidade nas respostas às constantes mudanças do mercado actual;
• Dotar os estudantes do enquadramento teórico e prático indispensável para potenciar o surgimento de novas iniciativas empresariais baseadas em produtos ou processos inovadores associados ao sector têxtil e do vestuário. 

DESTINATÁRIOS
Licenciados empreendedores com ideias de negócio inovadoras associadas ao sector têxtil e do vestuário, dando-se preferência a destinatários que não estejam activos no mercado de trabalho. Destacam-se: designers, gestores, engenheiros têxteis e outros que podem ter intervenção na cadeia de valor do processo têxtil. 
Todos os candidatos serão submetidos a uma entrevista individual obrigatória que visará seleccionar e identificar o perfil e motivação para as temáticas desta formação.


ESTRUTURA CURRICULAR 
O curso está estruturado por forma a preparar os empreendedores para o contexto actual da indústria têxtil e do vestuário no que concerne à actual dinâmica de mercado, evolução tecnológica presente e desafios actuais ao nível da internacionalização. Na primeira fase do curso será feita uma contextualização no sentido de proporcionar conceitos chave transversais e actuais a qualquer negócio na área têxtil e do vestuário. No segundo módulo é dado especial ênfase às actuais tendências de mercado e tecnologias bem como às áreas emergentes de actuação, tanto ao nível do design e inovação como também no que concerne aos potenciais desenvolvimentos subjacentes ao desenvolvimento tecnológico com implicações na utilização bem como na produção. Numa terceira fase são exploradas áreas de preparação fundamental e domínio para o desenvolvimento de um negócio, i.e. conceitos e ferramentas fundamentais de apoio à conversão de ideias em projectos empreendedores de sucesso. A última fase da formação visa apoiar o empreendedor na concepção de um plano de negócio, procurando fornecer competências de gestão e planificação. No final de cada módulo será realizado um workshop com uma componente prática associada às temáticas abordadas em sala de aula.

Módulo 1 – ENQUADRAMENTO SECTORIAL (14 horas)
Módulo 2 - CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS (40 horas)
Módulo 3 - COMUNICAÇÃO & ESTRATÉGIA DE INOVAÇÃO (22 horas)
Módulo 4 - TRANSFORMAR IDEIAS EM NEGÓCIO (24 horas)

AVALIAÇÃO 
A avaliação da Pós-Graduação será realizada mediante o desenvolvimento e defesa de um projecto final de empreendedorismo. Todos os trabalhos serão acompanhados por um tutor e, após entrega, defendidos perante um Júri. 


DURAÇÃO 
A duração total do curso é de 100 horas lectivas.


PRAZOS E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO 
Candidaturas: até 17 de Março de 2017 
Selecção e entrevistas: 22 a 31 de Março de 2017
Inscrições: 3 a 5 de Abril de 2017 
Início previsto do curso: 20 de Abril de 2017

Funcionamento do curso: O curso está previsto funcionar em horário laboral, nomeadamente às terças-feiras das 09h00 às 16h00 e quintas-feiras em igual horário, sem prejuízo de serem agendadas sessões em outros dias e horários.
Os módulos 1 e 3 funcionarão nas instalações da UNIVERSIDADE LUSÍADA - NORTE, Campus de Vila Nova de Famalicão, o módulo 2 nas instalações do CITEVE (Vila Nova de Famalicão) e o módulo 4 nas instalações da CESPU (Vila Nova de Famalicão).


CUSTOS
Este curso é financiado, não tendo assim qualquer custo associado. 

O processo de candidatura deverá ser enviado para:
Universidade Lusíada – Edifício da Lapa – 4760-108 Vila Nova de Famalicão
Contactos: Tel: 252 309 200  Fax: 252 376 363
E-mail: paulass@fam.ulusiada.pt

OBS: A informação poderá ainda vir a sofrer alguma alteração pontual.

Para mais informações sobre o curso: