NOTÍCIAS - Lusiada

RECOMENDAÇÕES SOBRE PRAXES ACADÉMICAS: LUSÍADA ADOPTA MEDIDAS DE INTEGRAÇÃO SOLIDÁRIA DOS NOVOS ESTUDANTES

RECOMENDAÇÕES SOBRE PRAXES ACADÉMICAS: LUSÍADA ADOPTA MEDIDAS DE INTEGRAÇÃO SOLIDÁRIA DOS NOVOS ESTUDANTES

actualizado em 18 de Setembro de 2019

No início do ano letivo de 2019/2020, a Universidade Lusíada - Norte, Campus de V. N. de Famalicão reitera a sua intolerância em relação às praxes académicas violentas e abusivas através de um conjunto de recomendações enviadas, no dia 8 de Setembro de 2014, às universidades e politécnicos.


Estas recomendações, que surgem na sequência dos vários incidentes ocorridos nos anos letivos anteriores, integram-se numa campanha informativa do Ministério que visa esclarecer e apoiar os novos estudantes do ensino superior.

Neste contexto, a Universidade subscreve as recomendações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e reforça o apelo ao direito que os novos estudantes têm em participar ou recusar qualquer tipo de praxe, não significando o direito à recusa a exclusão dos mesmos de quaisquer outras actividades académicas. Os novos estudantes devem ser acolhidos e integrados na Universidade sob os princípios do respeito e da dignidade.

A Universidade, através da  Provedora do Estudante, pretende desempenhar um papel activo na integração dos novos estudantes, bem como garantir os recursos de acompanhamento necessários aos estudantes que, mediante praxe violenta ou não consentida, solicitem apoio e denunciem estas prática.

Recomendações sobre Praxes Académicas