NOTÍCIAS - Lusiada

UNIVERSIDADE LUSÍADA - NORTE PARTICIPOU NA SEMANA INTERNACIONAL DE ACESSO ABERTO

UNIVERSIDADE LUSÍADA - NORTE PARTICIPOU NA SEMANA INTERNACIONAL DE ACESSO ABERTO

actualizado em 20 de Outubro de 2015

A Universidade Lusíada – Norte (Porto e Vila Nova de Famalicão) participou na Semana de Acesso Aberto 2015 (Open Access Week). A iniciativa internacional decorreu de 19 a 25 de Outubro tendo como objectivo disseminar o Acesso Aberto ao conhecimento, promovida pela SPARC - Scholarly Publishing and Academic Resources Coalition.


Foi utilizado o material gráfico para promover o Acesso Aberto no seio da nossa Comunidade, suscitando interesse e compreensão por este Movimento.

Iniciativas práticas:

  • Imprimir os marcadores e oferecer um em cada livro emprestado.
  • Proceder ao envio diário de material informativo para as listas internas.
  • Publicar nas redes sociais material sobre o evento.

Será promovido um Seminário na Universidade Lusíada – Norte (Porto) discutindo e clarificando a legislação (Decreto-Lei n.º 115/2013 e Portaria 285/2015) que regulamenta a publicação e o acesso a teses e dissertações. Este evento iria permitir a divulgação interna e a promoção do nosso repositório,  dar a conhecer a nova legislação sobre o assunto, debater os direitos de autor e esclarecer dúvidas sobre a temática.


O que é o Acesso Livre?

Open Access, “Acesso Livre” (ou “Acesso Aberto”) significa a disponibilização livre na Internet de cópias gratuitas, on-line, de artigos de revistas científicas revistos por pares (peer-reviewed), comunicações em conferências, bem como relatórios técnicos, teses e documentos de trabalho.

Existem vários mal entendidos sobre o Acesso Livre. Não é auto-publicação, nem uma forma de ultrapassar o processo de revisão pelos pares (peer-review) e publicação, nem é uma forma alternativa para publicação a baixo preço. É simplesmente uma forma de tornar os resultados de investigação acessíveis livremente on-line para toda a comunidade científica. + info 

Para mais informação contacte a Biblioteca da Universidade Lusíada - Norte, Campus de V.N. de Famalicão:
Tel: 252 309 292
E-mail: biblio@fam.ulusiada.pt