NOTÍCIAS - CursosVersão para Imprimir

PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN DE SINALÉTICA

actualizado em 7 de Fevereiro de 2023

PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN DE SINALÉTICA


COORDENAÇÃO CIENTÍFICA
Doutora Benedita Camacho

APRESENTAÇÃO
A sinalização é omnipresente, é parte integrante do nosso dia-a-dia e é, portanto, a compreensão dos espaços que nos rodeiam. Os sistemas de sinalização, ou de comunicação visual, são a identidade de um espaço e afetam muito a forma como os usuários se envolvem, experimentam e vivem as áreas. O design de sinalética pode ser definido como um conjunto de sinais na procura de soluções espaciais de problemas. Engloba todas as formas de habilitar os usuários à capacidade de localização, orientação, navegação e perceção dos espaços, interiores ou exteriores, públicos ou privados, efémeros ou perduráveis.  Este curso irá facultará as ferramentas necessárias ao planeamento e criação de sinalização, sinalética e design de informação que permitirá aos usuários, melhores experiências num determinado espaço.   

OBJETIVOS
Aprender a identificar uma estratégia de informação e sinalização relevante para um espaço específico; Projetar um conceito para uma estratégia de sinalização num determinado espaço e fim (lucrativo ou não); Dominar técnicas de design de informação e tipografia para grandes escalas; Saber desenhar gráficos de informação criados para um espaço arquitetónico; Saber como preparar informações para fornecedores/indústria; Conhecer técnicas de orçamentação, intervenção e direção de obra. 

DESTINATÁRIOS 
O curso destina-se a licenciados/mestres em design (e especialidades afins) e arquitetura. Eventualmente licenciados noutras áreas de conhecimento que procurem desenvolver competências sobre sinalização, sinalética, design de informação, organização de eventos ou exposições, de interiores ou exteriores, públicas ou privadas. 

PLANO DE ESTUDOS E CORPO DOCENTE

Unidades Curriculares

Tempo de Trabalho

Docentes

1. Projeto em design de sinalética

20

Prof. Doutora Benedita Camacho

2. Design da informação e comunicação

10

Prof. Doutora Maria Estela Pinto Vieira

3. Design de tipografia

10

Prof. Doutora Maria João Barbosa

4. Design de sinalização e gráficos em grande escala

10

Designer especialista Francisco Marta

5

Prof. Doutor Diogo Riobom

5. Técnicas de produção

5

Prof. Doutor Rui Alexandre Sousa

6. Informação de orçamentação e fornecedores

5

Designer especialista Francisco Marta

7. Intervenção e direção de obra

5

Mestre Bernardino Gomes

Total

70

 

ESTRUTURA CURRICULAR E CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1. PROJECTO EM DESIGN DE SINATÉTICA ─  20[horas] 
Programa:  Design universal em sinalética; Sistemas e sinalética; Fatores humanos, sociais, económicos e culturais; Estratégias de sinalização; Mapas para sinalética; Consequências de sistemas adversos (redesign); Do conceito à concretização; Estudos de caso;  Projeto(s) na área do Design de Sinalética. 
Docente: Professora Doutora Benedita Camacho, docente do Centro Universitário Lusíada – Norte, no Porto; Doutora em Design pela Universidade de Aveiro; Mestre em Design pela Universidade de Aveiro; licenciada em Artes Plásticas e Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto; 

2. DESIGN DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ─ 10 [horas]
Programa: Design de infografia; Design esquemático; Design de informação visual; Sinalética e mapas. 
Docente:  Professora Doutora Maria Estela Pinto Vieira, docente do Centro Universitário Lusíada – Norte, no Porto; Doutora em Design Gráfico e Design de Moda pela Universidade Politécnica de Valência – Espanha; Licenciada em Design da Comunicação pela Escola Superior Belas Artes do Porto; 

3. DESIGN DE TIPOGRAFIA   ─ 10 [horas]
Programa:   Tipografia é design para ler; Dimensões da tipografia; Articulação, coesão e hierarquias; Composição, forma e peso; Pictogramas e tipografia; A tipografia em suportes para sinalética; A tipografia na arquitetura.
Docente: Professora Doutora Maria João Barbosa, docente do Centro Universitário Lusíada – Norte, no Porto; Doutora em “Modos de Conhecimento na Prática Artística Contemporânea” pela Universidade de Vigo – Espanha; Licenciada em Design de Comunicação pela Escola Superior de Belas Artes do Porto; 

4. DESIGN DE SINALIZAÇÃO E GRÁFICOS EM GRANDE ESCALA  ─  15 [horas]
Programa:  Leitura, legibilidade e posicionamento de sinais para diferentes usuários em diferentes escalas; Localização, orientação, direção, navegação e perceção do espaço; Espaços interiores, exteriores, públicos, privados, efémeros e perduráveis. 
Docentes: Designer especialista Francisco Marta (Atelier Duplo Network - Design e Publicidade); Mestre em Design e Produção Gráfica Universidade de Barcelona - Espanha; licenciado em Design da Comunicação pela (ESAD) Escola Superior Artística de Design - Matosinhos.
Professor Doutor Diogo Frias Riobom, docente do Centro Universitário Lusíada – Norte, Doutorado em Design + Sustentabilidade, pela universidade de Aveiro; licenciado em Design de Produto pela ESAD-Matosinhos;

5. TÉCNICAS DE PRODUÇÃO  ─  5 [horas]  
Programa:  Materiais e técnicas de produção; Artes finais para produção. 
Docente: Professor Doutor Rui Alexandre Sousa; Docente da Universidade Lusíada do Porto e de Vila Nova de Famalicão; Doutor em Dibujo – Universidad Politécnica de Valência – Espanha; Mestre em Ensino das Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e Secundário pela Universidade de Aveiro; Licenciado em Design do Equipamento pela (ESAD) Escola Superior Artística de Design - Matosinhos;

6. INFORMAÇÃO DE ORÇAMENTAÇÃO E FORNECEDORES ─  5 [horas]  
Programa: Planear e desenvolver orçamentos; O papel dos fornecedores. 
Docente: Designer especialista Francisco Marta (Atelier Duplo Network - Design e Publicidade); Mestre em Design e Produção Gráfica pela Universidade de Barcelona - Espanha; licenciado em Design da Comunicação pela ESAD Matosinhos. 

7. INTERVENÇÃO E DIRECÇÃO DE OBRA ─  5 [horas]  
Programa: Gestão das diferentes equipas; Estratégia, métodos e processos de implementação.
Docente: Mestre Designer Bernardino Gomes, docente do Centro Universitário Lusíada – Norte; Doutorando em Design na Universidade Lusíada em Vila Nova de Famalicão; Mestre em Design e Marketing pela Universidade do Minho; Licenciado em Design Industrial pela Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão.


DURAÇÃO, HORÁRIO E LOCAL DE FUNCIONAMENTO
A Pós-Graduação tem a duração de 70 horas e decorrerá durante um semestre. 
Horário de funcionamento do curso: pós-laboral (2 dias/semana, quintas e sextas-feiras, no horário 18.30-22.00h) 
Centro Universitário Lusíada - Norte
, Campus do Porto e Campus de Vila Nova de Famalicão   


ENSINO E AVALIAÇÃO
Ensino: exigida a presença, física e/ou a distância, em pelo menos 70% das aulas de cada unidade curricular. Regime de avaliação: Avaliação contínua e avaliação final obrigatória em cada unidade curricular. Avaliação, física presencial sempre que compreenda a realização de pontos escritos.


PRAZOS E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Candidaturas - até 29 setembro de 2023
Início das aulas: 16 de outubro de 2023


DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A CANDIDATURA
■ Certificado de Habilitações (original ou fotocópia autenticada)
■ Curriculum científico e académico 
■ Elementos de identificação do Cartão de Cidadão e uma fotografia (tipo passe)
■ Formulário de candidatura (obter) 

+ Informações:
Instituto Lusíada de Pós-Graduações da Universidade Lusíada (Vila Nova de Famalicão)
Telefone: 252 309 231
E-mail: paulass@fam.ulusiada.pt

O processo de candidatura deverá ser enviado para:
Universidade Lusíada – Edifício da Lapa – 4760-108 Vila Nova de Famalicão


OBS: Esta informação pode ainda vir a sofrer alguma alteração pontual.






Todos os direitos reservados | © 2014 CIULF | Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão
Largo Tinoco de Sousa - 4760-108 VNF - Tel: 252 309 200 - Fax: 252 376 363 - info@fam.ulusiada.pt
Membro da APESP - Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado