NOTÍCIAS - LusiadaVersão para Imprimir

LUSÍADA ASSOCIOU-SE À SEMANA INTERNACIONAL DO ACESSO ABERTO 2020

LUSÍADA ASSOCIOU-SE À SEMANA INTERNACIONAL DO ACESSO ABERTO 2020

actualizado em 21 de Outubro de 2020

A Universidade Lusíada associou-se à Semana Internacional do Acesso Aberto 2020, iniciativa que tem como objetivo disseminar o acesso aberto ao conhecimento e que se realiza entre os dias 19 e 25 de outubro de 2020.


O acesso aberto, acesso livre ou open access são sinónimos. Significam a disponibilização livre e permanente, na Internet, de cópias gratuitas de artigos de revistas científicas revistos por pares (peer-reviewed), comunicações em conferências, relatórios técnicos, dissertações, teses, artigos não revistos (preprints), livros, capítulos de livros e documentos de trabalho. A publicação em acesso aberto permite às instituições de ensino superior e de investigação reassumir o controlo do sistema de comunicação de ciência, maximizando o impacto da investigação e o acesso aos seus resultados, aumentando a visibilidade da instituição e do investigador no contexto da comunidade científica e da sociedade em geral.

A UL, através do seu Departamento de Informação, Documentação e Internet (DIDI), disponibiliza dois recursos que se inserem no acesso aberto:

  • Repositório das Universidades Lusíada (RUL): plataforma desenvolvida para recolher, preservar, gerir e disseminar a produção intelectual das Universidades Lusíada em formato digital;

  • Revistas Lusíada: sistema de gestão e publicação das revistas académicas e científicas das Universidades Lusíada que tem, também, por objetivo a sua disponibilização em texto integral.

A Semana Internacional do Acesso Aberto é uma iniciativa promovida pela Scholarly Publishing and Academic Resources Coalition (SPARC).

eventos nacionais | eventos internacionais






Todos os direitos reservados | © 2014 CIULF | Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão
Largo Tinoco de Sousa - 4760-108 VNF - Tel: 252 309 200 - Fax: 252 376 363 - info@fam.ulusiada.pt
Membro da APESP - Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado