NOTÍCIAS - LusiadaVersão para Imprimir

"BRINQUEDOS CIENTÍFCOS"

actualizado em 6 de Março de 2020

Com o objetivo de sensibilizar as crianças sobre a importância da reciclagem, o despertar para a Engenharia, o estimular a aprendizagem e a curiosidade científica, com recurso a brincadeiras e jogos, realizou-se, no passado dia 02 de março, no campus da Universidade Lusíada, o workshop “Brinquedos Científicos” que contou com a participação de cerca de uma centena de alunos e professores, do 4.º, 6.º e 8.º anos de escolaridade, do Centro Escolar do Louro e da Escola Básica de Arnosos, pertencentes ao Agrupamento de Escolas D. Maria II e estudantes da Universidade Lusíada. 




A iniciativa coordenada pelas professoras Maria José Quintas e Elisa Saraiva da Escola D. Maria II e pelo Prof. Pedro Reis da Universidade Lusíada pretende aproximar a comunidade estudantil, tendo em conta a preservação do meio ambiente, o despertar da atividade científica e sobretudo o aprender brincando. Nesse sentido, aquilo que comumente se designa de “lixo eletrónico” e que muitas vezes é visto abandonado junto às vias públicas, campos e florestas pode alavancar mini projetos científicos, colocando todos a trabalhar em conjunto.
Foi o que aconteceu no referido evento em que, os pequenos eletrodomésticos avariados/estragados/sem uso, previamente recolhidos pelas crianças foram desmontados segundo regras de segurança estabelecidas. Telefones, aspiradores, secadores, máquinas de café, brinquedos, torradeiras, entre muitos outros, foram desmontados, separados os diferentes materiais para recipientes cujas cores correspondem aos plásticos, metais, cartão e “pilhão”. Durante este processo foram agrupados os componentes eletrónicos, como motores, interruptores, painéis solares e entre outros que darão vida aos novos brinquedos.
    
Esta atividade faz parte da parceria que o Agrupamento de Escolas D. Maria II e a Universidade Lusíada têm vindo a desenvolver no sentido da disseminação da ciência e tecnologia. A próxima atividade será dar um novo papel ao material reciclado e apresentar os brinquedos científicos em que, o limite será a imaginação das crianças e dos demais intervenientes. Aprender de forma divertida é um processo intemporal assente na esperança da criação de um futuro em que todos possam viver de forma harmoniosa.  






Todos os direitos reservados | © 2014 CIULF | Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão
Largo Tinoco de Sousa - 4760-108 VNF - Tel: 252 309 200 - Fax: 252 376 363 - info@fam.ulusiada.pt
Membro da APESP - Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado