NOTÍCIAS - LusiadaVersão para Imprimir

ESTUDANTES DE DESIGN DA LUSÍADA NORTE NO

ESTUDANTES DE DESIGN DA LUSÍADA NORTE NO "PROJETO ESCOLAS" / "PORTO DESIGN BIENNALE"

actualizado em 5 de Dezembro de 2019

O evento mais importante na área da cultura do Design realizado em Portugal, "Porto Design Biennale", inaugurou, no passado dia 22 de Novembro, o “Projeto Escolas”, com a "Exposição Y, Desenhar Portugal", abrindo o debate sobre o ensino do Design, numa mostra crítica de trabalhos dos 3 ciclos de estudos, do universo das 35 escolas de Design portuguesas.



 
142 trabalhos criados nos últimos 3 anos, por estudantes da geração Y, auto-representam as diferentes escolas numa exibição não filtrada.

A Licenciatura em Design da Universidade Lusíada - Norte, Vila Nova de Famalicão está representada com 3 projetos orientados pelos Docentes Profª Doutora Maria João Barbosa e Mestre Bernardino Gomes: 
  • “SHUT UP”, detetor de ruídos, da autoria de Ana Rodrigues; 
  • “WASHPACK”, cabine de duche portátil, da autoria de Fernando Alves; 
  • “HIDROP”, chuveiro multifuncional, da autoria de Marco Costa.
 
A Licenciatura em Design da Universidade Lusíada - Norte, Porto também está representada com trabalhos orientados pelos Docentes Profª Doutora Benedita Camacho e Prof. Doutor Rui Alexandre:
  • o projeto “AsPortuguesas”, coleção gráfica, expositor modular e stand urbano, da autoria de Vânia Marques;
  • o projeto “Espaço Todos”, requalificação do espaço abandonado e vandalizado da antiga sede do FC do Cerco, da autoria de Carina Figueiredo.
 
Numa seleção curatorial de 60 projetos ilustrativos da produção de Conhecimento em Design, foram selecionados, com destaque nesta exposição, três trabalhos desenvolvidos na Universidade Lusíada - Norte (Porto):
  • a Tese de Doutoramento de Cristina Lousada Soares, com o título “Não-objetos: a perceção de objetos inteligentes de uso pessoal. O caso dos smartphones", orientada pela Profª Doutora Maria João Barbosa; 
  • a dissertação de Mestrado em Design, com o título “Mobiliário modular: Design de Equipamento e o jogo como resposta ao modo de vida contemporâneo”, da autoria de Joana Sofia Conceição, orientada pela Profª Doutora Raquel Antunes;
  • o trabalho “WONDERWALL” da autoria de Daniel Leal, da Licenciatura em Design, orientado pelos Docentes Profª Doutora Benedita Camacho e Prof. Doutor Rui Alexandre, e os 3 da Universidade Lusíada do Porto.






Todos os direitos reservados | © 2014 CIULF | Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão
Largo Tinoco de Sousa - 4760-108 VNF - Tel: 252 309 200 - Fax: 252 376 363 - info@fam.ulusiada.pt
Membro da APESP - Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado