NOTÍCIAS - LusiadaVersão para Imprimir

VII JORNADAS DE DIREITO, CONTABILIDADE E FINANÇAS

VII JORNADAS DE DIREITO, CONTABILIDADE E FINANÇAS

actualizado em 31 de Maio de 2019

No passado dia 21 de Maio, pelas 14h30m, decorreu no Auditório 1 da Universidade Lusíada – Norte, Campus de Vila Nova de Famalicão as VIII Jornadas de Direito, Contabilidade e Finanças.

 


A sessão de abertura foi presidida pelo Senhor Vice-Chanceler da Fundação Minerva e Membro do Conselho Diretivo das Unidades Lusíadas, Professor Doutor Ricardo Leite Pinto, que procedeu à abertura dos trabalhos, tendo de seguida a Diretora da Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa, Professora Doutora Elizabeth Real de Oliveira feito a apresentação dos convidados, Professor Doutor Vital Moreira, professor da Universidade Lusíada – Norte (Porto) e professor jubilado da Universidade de Coimbra, Professor Doutor Carlos Pinho, professor da Universidade de Aveiro, e Professor Doutor Carlos Menezes, professor da Universidade do Minho e presidente da Comissão de História da Contabilidade da Ordem dos Contabilistas Certificados.

O painel foi moderado pelo Mestre Fernando Cardoso, que passou a palavra ao Professor Doutor Vital Moreira que fez uma preleção sobre as implicações do Brexit em termos políticos, económicos e jurídicos, exemplificando o que poderá vir a acontecer caso haja uma saída sem acordo.

Usou seguidamente da palavra o Professor Doutor Carlos Pinho, que abordou o comportamento atual dos investidores financeiros. Referiu que estes começam a preocupar-se com o investimento em commodities em vez dos tradicionais investimentos na área financeira, focando ainda a incerteza dos mercados e a especulação.

Por fim, o Professor Doutor Carlos Menezes fez a sua apresentação sobre perspetivas futuras sobre a Contabilidade e o Relato Financeiro. Falou do relato financeiro eletrónico, e referiu a importância crescente das informações prestadas pelo Anexo, bem como a cada vez maior preocupação por parte das empresas em darem informação em áreas como o ambiente ou a responsabilidade social.

Após as apresentações dos oradores, o moderador deu a palavra à plateia que levantou um conjunto interessante de questões dirigidas a todos os oradores.

Os trabalhos foram dados por concluídos cerca das 18 horas.






Todos os direitos reservados | © 2014 CIULF | Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão
Largo Tinoco de Sousa - 4760-108 VNF - Tel: 252 309 200 - Fax: 252 376 363 - info@fam.ulusiada.pt
Membro da APESP - Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado