NOTÍCIAS - ArquivoVersão para Imprimir

Pós-Graduação em Finanças e Controlo de Gestão

actualizado em 18 de Março de 2019

Pós-Graduação em Finanças e Controlo de Gestão


COORDENAÇÃO
Prof. Doutor Renato Heitor Correia Domingues

 
ENQUADRAMENTO E OBJECTIVOS
Tratando-se de um curso de formação avançada, pós-licenciatura, direcionado a profissionais no ativo ou estudantes em fim de ciclo, visa reforçar competências específicas no âmbito das finanças empresariais, interpretação da informação financeira (contabilidade) útil para os decisores, bem como o planeamento e controlo de gestão das empresas. Pretende-se especializar os alunos em gestão financeira, trabalhando as várias competências inerentes à gestão financeira.
Utilizando uma metodologia de trabalho focada em estudos de caso, integrados nos fundamentos científicos das decisões de investimento, financiamento, política de dividendos, bem como do planeamento do controlo de gestão. Pretende-se maximizar o conhecimento teórico e aplicado, resultante das interceções e convergências de diferentes áreas do conhecimento, dotando os candidatos de competências acrescidas, potencialmente expressas numa maior e sustentada competitividade das empresas Portuguesas no cenário global, trabalhando competências transversais, como exposição e defesas de trabalhos práticos.


DESTINATÁRIOS
Titulares de licenciaturas em Economia, Ciências Económicas e Empresariais, Gestão, Contabilidade, Direito e outras áreas científicas próximas ou afins. Podem ser admitidos licenciados de outras áreas que pretendam adquirir conhecimentos avançados de gestão financeira, contabilidade e finanças. Os estudantes finalistas das respetivas licenciaturas poderão ser admitidos à frequência de unidades curriculares avulsas.


ENSINO E AVALIAÇÃO
Ensino presencial: exigida a presença em pelo menos 70% das aulas de cada unidade curricular;
Regime de avaliação: Avaliação contínua com exame final escrito obrigatórios em cada unidade curricular.


PLANO DE ESTUDOS E CORPO DOCENTE 
1.    FINANÇAS EMPRESARIAIS 15 (TP) +20 (OT) 7,5 ECTS
1.1.    Conteúdo programático: Métodos de valorimetria de ativos financeiros; Modelos de equilíbrio para a constituição de carteiras de ativos; Funções dos derivados financeiros (Corresponde ao programa do mestrado em gestão).
1.2.    Corpo docente: Prof. Doutor Renato Heitor Correia Domingues (Coordenador)  Doutoramento em Economia e Gestão pela Universidade de Santiago de Compostela. Docente da Universidade Lusíada.  Técnico oficial de contas. Consultor de empresas. Prof. Doutor Vasco Leite  Doutor em Economia pela Faculdade Universidade do Porto, docente da Universidade Lusíada – Norte, Investigador Técnico superior da CCDRN, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.
1.3.    Aula Aberta: Prof. Doutor Rocha Armada  Professor Catedrático de Finanças. Foi diretor de um Centro de Investigação da Escola, Vice-Presidente, sendo atualmente Presidente da Escola. Licenciou-se em Gestão pelo ISEG, obteve o grau de Mestre em Gestão pela U. Kent e Doutoramento em Ciências Empresariais pela Manchester Business School. Publicou em diversas revistas científicas, incluindo o European Journal of Finance, European Financial Management Journal, Industrial and Corporate Change, Review of Derivatives Research, Quantitative Finance, e Investment Analysts Journal. É membro do corpo editorial de várias revistas científicas. Foi galardoado com o prémio “Best Paper Award” (com coautores) in três conferências internacionais de Finanças. Ensinou, proferiu palestras e seminários em várias universidades e instituições financeiras, em Portugal, Espanha, Rússia, Bulgária, Brasil, Peru, Chipre, India, Moçambique, Cabo Verde e Angola.  O Professor Rocha Armada foi visitante na Wharton School, London Business School, Manchester Business School, U. Zaragoza e U. Bergamo. É/foi membro de várias associações académicas, e membro da direção da European Finance Association, Financial Management Association International e Portuguese Finance Network. É também membro da Academia Mexicana de Ciências da Administração.

2.    AVALIAÇÃO DE EMPRESAS  10 (TP) + 5 (OT)
2.1.    Conteúdo programático: Análise financeira para a avaliação de empresas; Capital Price Asset Model; Custo do Capital; Cash Flows descontados.
2.2. Corpo docente: Dr. José Carlos Gama  Licenciado em Economia pela FEP da Universidade do Porto, MBA pela Faculdade de Economia da Universidade Católica do Porto, Professor convidado da Universidade Católica em Licenciaturas, mestrados e pós-graduações. Business Analyst com experiência em multinacionais portuguesas e internacionais.
2.3 Aula Aberta: Prof. Doutor Joaquim Sarmento  Assessor para as Finanças do PSD, Professor do ISEG e colunista do jornal ECO.

3.    PLANEAMENTO FISCAL (AVANÇADO)  15 (TP) +20 (OT) 7,5 ECTS
3.1.    Conteúdo programático: Imposto do Valor Acrescentado; Imposto Rendimento das Pessoas Coletivas; Planeamento fiscal e fraude no contexto de Portugal na União Europeia e no mundo.
3.2.     Corpo docente: Prof. Doutor Carlos Duarte Travanca  Doutorado em Economia e Empresa pela USC Mestre em Ciências Económicas e Sociais, Licenciado em Economia pela FEP. Chefe de Divisão na Direção de Serviços de IVA. Vários livros publicados, formador da OTOC, OROC, de inspetores tributários e da Polícia Judiciária.
3.3     Aula aberta: Professor Doutor Fernando Rocha Andrade  Ex-secretário de estado dos assuntos fiscais e atual deputado e Professor da Universidade de Coimbra com funções suspensas, para o exercício do cargo de deputado da Assembleia da República.

4.    TÓPICOS AVANÇADOS DE CONTABILIDADE DE GESTÃO E RISCO FINANCEIRO  10 (TP) + 5 (OT)
4.1.    Conteúdo programático: Papel e objetivos do Controlo de Gestão; Gestão estratégica e elaboração do Orçamento; Economic Value Added; Gestão do risco financeiro; Gestão do risco de liquidez; Gestão do risco financeiro; Modelos de avaliação do risco; Hedging e cobertura do risco financeiro.
4.2.    Corpo docente: Mestre Fernando Cardoso  Mestre em Finanças pela Universidade Portucalense, Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, docente da Universidade Lusíada – Norte, docente do Instituto Superior de Gestão Bancária, Árbitro tributário.
4.3.    Aula Aberta: Prof. Doutor Luís Otero Gonzalez  Doutorado em Economia, Mestre em Economia, Licenciado em Economia e Gestão pela USC, sendo o coordenador do Master em Finanças de Economia da e Banca da USC e director do centro de investigação da mesma universidade. Tem publicações indexadas em JCR e Scopus, em algumas das melhores revistas. 

5.    INSTRUMENTOS FINANCEIROS / ANÁLISE FINANCEIRA 8 (TP) + 7 (OT) 4 ECTS
5.1.    Conteúdo programático: Produtos financeiros; Inovações financeiras.
5.2.    Corpo docente: Prof. Doutor Vasco Leite; Mestre Marco Amaral  Doutorando em Análise Económica e Estratégia Empresarial USC - Universidade de Santiago de Compostela, Mestre em Banca pelo IPCA, Pós-graduado em Finanças e Banca pelo IPVC, Pós-graduado em Auditoria pelo ISAG, Licenciado em Gestão Comercial e Contabilidade pela Universidade Fernando Pessoa. Foi Adjunto do Conselho de Administração Crédito Agrícola e Auditor Sénior Fenacam. Tem sido docente convidado em várias instituições do ensino superior.
5.3.    Aula Aberta:  Professor Doutor Fernando Teixeira dos Santos  Ex-ministro das Finanças e Economia, ex-secretário de Estado do Tesouro, ex-presidente da CMVM e atual presidente do banco Eurobic.

6.    DIREITO DAS EMPRESAS  15 (TP) + 20 (OT) 7,5 ECTS
6.1.    Conteúdo programático: Crime económico; Direito das Sociedades e Fraude.
6.2.    Corpo docente: Profª Doutora Ana Raquel Conceição  Doutorada em Direito pela Universidade Lusíada – Norte (Porto), Mestre em Ciências, Jurídico- Criminais pela Faculdade de Direito da Universidade Coimbra, Licenciatura em Direito pela Universidade Lusíada do Porto, docente da Universidade Lusíada – Norte (Porto), investigadora do grupo de “Investigação Jurídica e ambiental” do CEJEA – centro de estudos jurídicos e ambientais.
6.3 Aula Aberta: Prof. Doutora Inês Vieira da Silva Ferreira Leite  Professora da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Assessora do Secretário de Estado do XVII Governo Constitucional, comentadora jurídica em vários órgãos de comunicação social.

7.    COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS PARA O PLANEAMENTO E CONTROLO DE GESTÃO  10 (TP) +5 (OT)
7.1.    Conteúdo programático: Noções de cálculo financeiro; Introdução ao Capital Price Asset Model; Análise do Relatório de Gestão; Motivação e liderança; Técnicas de comunicação em público; Gestão de equipas .
7.2.    Corpo docente: Professor Doutor Renato Domingues (Coordenador); Profª Doutora Alice Murteira Morgado  Doutoramento em Psicologia, ramo Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade de Coimbra, Mestrado Integrado em Psicologia, ramo de Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento pela Universidade de Coimbra, Docente da Universidade Lusíada – Norte (Porto).
8.3 Aula Aberta: Dr. João Vieira Pereira  Diretor adjunto e editor de economia do Expresso e da SIC Notícias, ex-Diretor da Revista de Gestão Exame.


DURAÇÃO 
A Pós-Graduação tem a duração de 165 horas e decorrerá ao longo de um ano letivo. 


TITULAÇÃO
A aprovação em todas as unidades curriculares desta Pós-Graduação confere o direito à emissão de um certificado de Pós-graduação em Finanças e Controlo de Gestão. Os estudantes finalistas que obtiverem aprovação em unidades curriculares avulsas, terão apenas direito à passagem do respetivo Certificado de aprovação em tais unidades curriculares.


CREDITAÇÃO
As unidades curriculares de “Finanças Empresariais”; “Direito das empresas”; “Planeamento Fiscal” são creditáveis em unidades curriculares do Mestrado em Gestão que sejam consideradas equivalentes, em caso de admissão a este ciclo de estudos.


PRAZOS E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO 
Candidaturas - até 30 Setembro de 2019
- Até 31 de maio de 2019 - 50% de desconto sobre o valor da candidatura
- Até 30 de junho de 2019 - 40% de desconto sobre o valor da candidatura
- Até 15 de julho de 2019 -30% de desconto sobre o valor da candidatura
Início de aulas: 7 de outubro de 2019
Horário de funcionamento do curso: pós-laboral (2 dias/semana, no horário



DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A CANDIDATURA
1. Ficha de candidatura (a obter nos serviços da Universidade Lusíada ou na página web)
2. Apresentação do Cartão de Cidadão
3. Cópia do Certificado de Habilitações
4. Curriculum Vitae
5. Uma fotografia

O processo de candidatura deverá ser enviado para:
Universidade Lusíada – Edifício da Lapa – 4760-108 Vila Nova de Famalicão
Tel: 252 309 200  | Fax: 252 376 363

OBS: A informação contida neste documento pode ainda vir a sofrer alguma alteração pontual.
´






Todos os direitos reservados | © 2014 CIULF | Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão
Largo Tinoco de Sousa - 4760-108 VNF - Tel: 252 309 200 - Fax: 252 376 363 - info@fam.ulusiada.pt
Membro da APESP - Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado