NOTÍCIAS - ArquivoVersão para Imprimir

Pós-Graduação em Gestão de Serviços e Alojamento Local

actualizado em 15 de Março de 2019

Pós-Graduação em Gestão de Serviços e Alojamento Local


COORDENAÇÃO
Doutor Manuel Ferreira Rebelo


ENQUADRAMENTO E OBJECTIVOS
De acordo com o Decreto-Lei n.º 128/2014 de 29 de agosto, consideram-se “Estabelecimentos de Alojamento Local” aqueles que prestem serviços de alojamento temporário a turistas, mediante remuneração, e que reúnam os requisitos previstos nesse mesmo Decreto-Lei, sendo que para todos os efeitos, a exploração de um “Estabelecimento de Alojamento Local” corresponde ao exercício, por pessoa singular ou coletiva, da atividade de prestação de Serviços de Alojamento.
Em face do crescente de Turistas que anualmente visitam Portugal, os «estabelecimentos de alojamento local» constituíram-se, em si mesmos, como uma oportunidade de negócio que enquadrada no Setor de Serviços deve merecer particular atenção dos empresários e investidores relacionados, no particular ao nível da profissionalização da sua Gestão em vista a poder ser assegurada a prestação de um Serviço global de Qualidade diferenciadora, que potencie negócios com resultados sustentados.
Neste breve enquadramento, releva-se fundamental que no âmbito da Gestão de Serviços de Alojamento Local, como seja ao nível da sua criação, marketing, prestação, desenvolvimento, melhoria contínua e inovação, se disponham de pessoas devidamente formadas e qualificadas, com múltiplas competências em diversos domínios no sentido de, numa perspetiva holística, poderem assegurar uma Gestão profissionalizada e consequentemente o sucesso sustentado da atividade versus do negócio em causa. 


DESTINATÁRIOS
A pós-graduação destina-se a todos os licenciados, nomeadamente:
Quadros superiores e intermédios de Empresas que desenvolvem atividades de negócio no âmbito da prestação de Serviços de Alojamento Local, desde que titulares de uma licenciatura;
Profissionais de Turismo, que pretendam elevar e diversificar as suas competências no sentido de mais bem se posicionarem face a desafios e oportunidades potenciadas pela atividade de Alojamento Local; e 
Potenciais empresários e investidores que pretendam desenvolver atividades de Serviços de Alojamento Local.



ESTRUTURA CURRICULAR / CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Unidades Curriculares

Tempo de Trabalho

SERVIÇOS

20 (Horas)

ALOJAMENTO LOCAL

20 (Horas)

ORGANIZAÇÃO E GESTÃO EMPRESARIAL

20 (Horas)

ARQUITETURA E DESIGN DE INTERIORES  

20 (Horas)

MARKETING E INOVAÇÃO EM SERVIÇOS

20 (Horas)

SEMINÁRIOS

6 (Horas)

Total

106 (Horas)


 
ENSINO E AVALIAÇÃO
Ensino presencial: exigida a presença em pelo menos 70% das aulas de cada unidade curricular. Regime de avaliação: Avaliação continua com apresentação trabalho final escrito e defesa oral obrigatória. 


PLANO DE ESTUDOS E CORPO DOCENTE 
1. SERVIÇOS - 20 (HORAS) 
1.1. Conteúdo programático -  1 – Introdução; 2 – A relevância dos Serviços na Economia e categorias de Serviços; 3 – Características distintivas dos Serviços; 4 – A Qualidade, suas dimensões e Gestão nos Serviços; 5 – Instrumentos de monitorização e avaliação da Qualidade nos Serviços; 6 – Lealdade nos Serviços; 7 – Normas de suporte à Gestão de Serviços.
1.2 Corpo docente  Manuel Ferreira Rebelo (Coordenador Científico) Doutorado em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão; Mestre em Sistemas Integrados de Gestão pelo IPCA – Instituto Politécnico do Cavado e do Ave; Licenciado Engenharia Eletrotécnica pela FEUP – Faculdade de Engenharia do Porto; Professor Auxiliar da Universidade Lusíada Norte. 

2. ALOJAMENTO LOCAL -  20 (HORAS)
2.1.   Conteúdo programático  - 1 – Introdução; 2 – Enquadramento legal e regime jurídico dos “Estabelecimentos de Alojamento Local”; 3 – Enquadramento e obrigações fiscais da Atividade de Alojamento Local; 4 – Procedimentos e requisitos funcionais e de exploração dos “Estabelecimentos de Alojamento Local”.
2.2. Corpo docente: Sandra Passinhas - 10 horas - Doutora em Ciências – jurídico Civilísticas pela Universidade de Coimbra; Professora Auxiliar da Universidade Lusíada Norte 1.º - 2.º ciclo. Licenciada e Mestre pela Universidade de Coimbra. Luís Bandeira 10 horas - Doutor em Direito pela Universidade de Vigo, Mestre em Direito pela Universidade de Coimbra; Professor Auxiliar de Direito – 1.º - 2.º ciclo - nas áreas de Direito Fiscal, das Sociedade e Valores Mobiliários. Advogado.

3. ORGANIZAÇÃO E GESTÃO EMPRESARIAL - 20 (HORAS) 
3.1. Conteúdo programático: - 1 – Planeamento (estratégico e operacional); 2 – Modelos Organizacionais (tipos de modelos e tipos de estruturas organizacionais); 3 – Controlo estratégico, tático e operacional (BSC e Benchmarking); 4 – Dashboard (estratégico e operacional)
3.2. Corpo docente: Mestre José Miguel Silva Guerreiro  Doutorando na Universidade Lusíada; Investigador nas áreas dos Sistemas de Informação e Knowledge Management.; Diretor Financeiro da APEES; Docente da Universidade Lusíada Norte desde 1994 para as áreas dos Sistemas de Informação e Informática de Gestão; Licenciado em Gestão, Mestre em Contabilidade e Auditoria.

4. ARQUITETURA E DESIGN DE INTERIORES  - 20 (HORAS)
4.1. Conteúdo programático: 1 – Design de Serviços; 2 – Design mobiliário.
4.2. Corpo docente: Prof. Doutor Francisco Peixoto Alves - Doutorado em Arquitetura pela Universidade de Valladolid. Professor Catedrático da Universidade Lusíada Norte. Pós-graduação em Design de Equipamento Urbano pela FAP – Faculdade de Arquitetura do Porto. Curso de Especialização Arquitetura Bioclimática DGE – EU. 

5. MARKETING E INOVAÇÃO EM SERVIÇOS - 20 (HORAS)
5.1. Conteúdo programático: 1 – Marketing em Serviços; 1.1 – Introdução; 1.2 – Marketing Estratégico e Marketing Operacional; 1.3 – Organização, planificação, monitorização e avaliação de Marketing; 1.4 – Políticas de promoção e de comunicação – as plataformas digitais; 2 – Inovação em Serviços; 2.1 – Termos, definições e conceito de Inovação; 2.2 – Tipos e níveis de Inovação; 2.3 – Obstáculos ao processo de Inovação; 2.4 – Monitorização e modelo de referência à Gestão da Inovação; 2.5 – Normas para Sistemas de Gestão da Inovação. 
5.2. Corpo docente: Prof. Doutor Manuel Ferreira Rebelo (10 horas) – Doutorado em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão; Mestre em Sistemas Integrados de Gestão pelo IPCA – Instituto Politécnico do Cavado e do Ave; Licenciado Engenharia Eletrotécnica pela FEUP – Faculdade de Engenharia do Porto; Professor Auxiliar da Universidade Lusíada Norte. Pedro Miguel Araújo Rodrigues (10 horas) Doutor em Ciências Empresariais pela Universidad Rey Juan Carlos – Madrid; Mestre Gestão de Marketing pelo IPAM; Professor da Universidade Lusíada – Norte; Docente da Lusíada – Norte; Investigador na área das marcas, consumo experiencial, satisfação e lealdade de clientes; Consultor Sénior da Portugal Telecom

6. SEMINÁRIOS  -  6  (HORAS)
6.1. Conteúdo programático: Realização de três seminários no âmbito de temáticas enquadradas e adequadas à prossecução dos objetivos subjacentes à presente formação Pós-Graduada em “Gestão de Serviços de Alojamento Local”.
6.2. Corpo docente:  Convidados


DURAÇÃO 
A Pós-Graduação tem a duração de 106 horas e decorrerá ao longo de um ano letivo.  


TITULAÇÃO
A frequência em pelo menos 70% das aulas de cada unidade curricular e a aprovação no trabalho final, conferem o direito à passagem de um certificado de Pós-graduado em Gestão de Serviços de Alojamento Local. 


LOCAL DE FUNCIONAMENTO
Universidade Lusíada – Norte, Campus de Vila Nova de Famalicão 


PRAZOS E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO 
Candidaturas - até 30 setembro de 2019
Até 31 de maio de 2019 - 50% de desconto sobre o valor da candidatura
Até 30 de junho de 2019 - 40% de desconto sobre o valor da candidatura
Até 15 de julho de 2019 -30% de desconto sobre o valor da candidatura
Início de aulas: 14 de outubro de 2019
Horário de funcionamento do curso: pós-laboral (2 dias/semana, no horário 18.00-22.00h)



DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A CANDIDATURA
1. Ficha de candidatura (a obter nos serviços da Universidade Lusíada ou na página web)
2. Apresentação do Cartão de Cidadão
3. Cópia do Certificado de Habilitações
4. Curriculum Vitae
5. Uma fotografia

O processo de candidatura deverá ser enviado para:
Universidade Lusíada – Edifício da Lapa – 4760-108 Vila Nova de Famalicão
Tel: 252 309 200  | Fax: 252 376 363

OBS: A informação contida neste documento pode ainda vir a sofrer alguma alteração pontual.
´






Todos os direitos reservados | © 2014 CIULF | Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão
Largo Tinoco de Sousa - 4760-108 VNF - Tel: 252 309 200 - Fax: 252 376 363 - info@fam.ulusiada.pt
Membro da APESP - Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado