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Formação em Gestão de Negócios Online

actualizado em 15 de Março de 2019

Formação em Gestão de Negócios Online


COORDENAÇÃO
Doutor Joel Vaz 

 
APRESENTAÇÃO
A importância das ferramentas digitais em marketing e gestão é, nos dias de hoje, inequívoca. O crescimento e a democratização da utilização e consumo de internet nos países ocidentais transformaram um espaço de pesquisa, entretenimento e lazer, também num espaço de oportunidade potencializado em primeira instância pelo comércio eletrónico. A Especialização em Gestão de Negócio Online visa detalhar uma área de conhecimento recente e capacitar profissionais especificamente para a conceção, gestão e direção de lojas online através de ferramentas e técnicas específicas e vocacionadas para o e-commerce assim como ferramentas auxiliares de marketing digital que potencializam a presença e sucesso do Negócio Online.


OBJETIVOS
Partindo do princípio exigente e muito específico da gestão de negócios online, esta especialização pretende formar empreendedores, gestores e decisores de e-commerce através de uma visão ampla das necessidades específicas de negócios online desde decisões estratégicas de conceção, gestão e promoção do negócio online (marketing digital) e internacionalização do negócio online. Com esta pós-graduação pretende-se estabelecer um vínculo estreito entre a necessidade de preparar profissionais de excelência na gestão de lojas online, através de métodos, técnicas e práticas utilizadas em contexto empresarial por referências internacionais do setor, e simultaneamente criar a oportunidade de aprendizagem de ferramentas de marketing digital orientadas especificamente para o negócio digital e para a possibilidade de o potencializar ao máximo.


DESTINATÁRIOS
Este curso de formação foi desenvolvido de forma a corresponder especificamente a um segmento de mercado com elevada procura. Assim, os principais destinatários desta especialização serão:
- Gestores e quadros empresariais com responsabilidade na criação e desenvolvimento do comércio eletrónico. 
- Profissionais que desenvolvam atividades diretas ou de consultoria em marketing e marketing digital.
- Recém-Licenciados em áreas distintas que pretendam adquirir conhecimento e ferramentas específicas na criação, gestão e promoção do negócio online e na dinamização do marketing digital.
- Empreendedores que pretendam criar e desenvolver o seu próprio negócio online.
- Administradores e decisores no sentido de melhor interpretarem a potencialidade de um potencialmente novo e proeminente canal de negócio.
- Estudantes finalistas.

ESTRUTURA CURRICULAR / CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Unidades Curriculares

Tempo de Trabalho (Horas)

Docente

Email e SMS Marketing

4

E-Goi

Gestão e-commerce

14

Joel Vaz

Social Content Instagram. Instagram ADS

8

Ivo Madaleno

Social Content Linkedin

4

 Pedro Caramez

Social Content Youtube

4

Paulo Ribeiro Cardoso

Social Content Facebook. Facebook ADS

8

Paulo Faustino

Marketplaces e Afiliados (B2C e B2B)

8

Joel Vaz

Inovação Web

6

Pedro Miguel Barbosa

Construção Loja Online em Woocommerce

14

Rui Humberto

Digital Analytics

8

Jorge Cunha

Big Data, AI e Marketing Automation

8

Marco Novo

SEO e SEM

6

António Castro

Google Ads & Remarketing

10

Roberto Cortez

Direito em e-Commerce

4

Alberto Ribeiro de Almeida

Projeto Negócio Online

14

Vera Maia

Apresentação e Avaliação Projeto Negocio Online

4

Joel Vaz

Conteúdo Digital e Storytelling

6

Filipa Pinho

Total

130 Horas

 


 
PLANO DE ESTUDOS E CORPO DOCENTE
1. Email e SMS Marketing    4 (HORAS)
1.1. Conteúdo programático: as ferramentas proporcionadas pela comunicação via email, SMS e SMS inteligentes são essenciais na construção de uma comunidade em torno de uma marca / negócio digital. Esta unidade curricular pretende munir um profissional de e-Commerce com conhecimentos avançados em email e SMS marketing de forma a tirar, à luz do RGPD, o maior partido de bases de dados estruturadas, construindo comunicações regulares e interessantes para a sua audiência.
1.2 Corpo docente: E-GOI - Atualmente uma referência na Europa e América Latina, a e-goi é uma das mais proeminentes e inovadoras empresas de distribuição de conteúdo email, SMS, Smart SMS, Autobots e Mobile & Web Push.

2. Gestão e-commerce    14 (HORAS)
2.1. Conteúdo programático: os desafios da gestão de um negócio online são cada vez mais complexos. A otimização e constante evolução de integrações tecnológicas internas e externas, plataformas de e-Commerce, pagamentos, apoio ao cliente e contact center, gestão de stock, logística, tempos de resposta, integração omnicanal, faturação, portes e devoluções afiguram-se como fatores estratégicos determinantes no sucesso de uma loja online e no crescimento da mesma. Esta unidade curricular pretende alinhar desafios operacionais do negócio online.
2.2.  Corpo docente: Joel Vaz, Doutorado em Marketing e Estratégia, é atualmente Head of e-Commerce & Digital Marketing das marcas Lion of Porches e Decenio e Docente na Universidade Lusíada - Norte.

3. Social Content Instagram / Instagram Ads   4 + 4 (HORAS)
3.1. Conteúdo programático: no Instagram o conteúdo visual é crítico. Estas unidades curriculares apontam o caminho de uma comunicação eficaz, pertinente e desafiadora numa das mais importantes redes sociais B2C da atualidade. À aplicação de conteúdo relevante, junta-se a natural necessidade de produzir campanhas e anúncios relevantes para o público alvo, maximizando cada KPI.
3.2.   Corpo docente: Ivo Madaleno, licenciou-se em Economia na Faculdade de Economia da Universidade do Porto. No currículo conta com experiências enquanto general manager na Manuel Ramos & Oliveira e CEO na empresa Fim de Boca. Desde 2011, Ivo Madaleno é consultor nas áreas de business e social media.

4. Social Content Linkedin  4 (HORAS)
4.1. Conteúdo programático: o LinkedIn é a rede de excelência para negócios B2B ou para a descoberta e gestão de influencers em negócios B2C. Nesta unidade curricular serão apresentadas as melhores práticas, bem como a importância que esta rede social pode ter num negócio online, independentemente do seu foco
4.2. Corpo docente: Pedro Caramez, evangelizador da rede Linkedin e da transformação de competências digitais em profissionais e empresas, tem dois livros de sucesso sobre o LinkedIn. Consultor e formador, participou em centenas de eventos e palestras em Portugal e Brasil. Licenciado e Mestre pela Universidade do Porto. Docente em Pós-graduação no ISVOUGA e IPAM. 

5. Social Content Youtube  4 (HORAS)
5.1. Conteúdo programático: o crescimento dos Youtubers como poderosos influencers digitais aponta um caminho que não pode ser ignorado, mesmo que o negócio de hoje não se coadune com a comunicação, as gerações futuras estarão intrinsecamente ligadas a esta realidade atual. A construção de conteúdo vídeo relevante e a incorporação do mesmo em multicanal permite em muitos negócios online a verdadeira diferenciação na apresentação do produto / serviço, na demonstração do mesmo e na mais-valia que efetivamente representa para o cliente.
5.2. Corpo docente: Paulo Ribeiro Cardoso, Doutorado em Publicidade e Relações Públicas, é Docente Universitário na Universidade Lusíada - Norte, nas áreas do Marketing e Comunicação. Investigador e consultor especializado em comportamento do consumidor, identidade da marca e planeamento de comunicação. 

6. Social Content Facebook / Facebook Ads   4 + 4 (HORAS)
6.1. Conteúdo programático: a amplitude da rede social Facebook é de tamanha dimensão que a aposta neste meio de um negócio online é inquestionável tanto ao nível B2C como B2C, nacional ou internacional. Esta unidade curricular pretende enquadrar o papel desta rede social numa estratégia ampla de marketing digital do negócio online, bem como aplicar técnicas que permitam criar conteúdo orgânico relevante, engagement entre os seguidores, campanhas PPC bem-sucedidas e integrações de Customer support ao negócio online.
6.2. Corpo docente: Paulo Faustino, empreendedor, palestrante internacional e investidor. Fundou em 2008 o site Escola Dinheiro e a rede de blogs educacionais Escolas+, que em conjunto foram lidos por mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo. Autor de dois livros, é especialista em marketing digital sendo reconhecido como um dos mais influentes profissionais nos domínios digitais; licenciado em Engenharia Informática; Mestrando em Marketing Relacional Instituto Politécnico de Leiria; 

7. Marketplaces e Afiliados (B2C2 B2B)  8 (HORAS) 
7.1. Conteúdo programático: o verdadeiro desafio da internacionalização online. Se um negócio Século XXI uma marca / empresa deve nascer global, tal é ainda mais relevante num negócio online. A ligação de negócios online a marketplaces e afiliados permitem internacionalizar de forma ponderada e simultaneamente estar presente junto dos maiores e melhores players mundiais em e-commerce.
7.2. Corpo docente: Joel Vaz, Doutorado em Marketing e Estratégia, é atualmente Head of e-Commerce & Digital Marketing das marcas Lion of Porches e Decenio e Docente na Universidade Lusíada - Norte.

8. Inovação Web  6 (HORAS)
8.1. Conteúdo programático diariamente surgem novas funcionalidades, aplicações e ferramentas que, quando convenientemente utilizadas, podem tornar-se num fator chave de diferenciação e crescimento de um negócio online. Nesta unidade curricular serão apresentadas ferramentas e conceitos disruptivos aplicáveis aos negócios online em geral ou a nichos tendencialmente crescentes.
8.2. Corpo docente: Pedro Miguel Barbosa, Licenciado e Mestre em Sociologia pela Universidade do Porto. Doutorando em Filosofia na Universidade do Porto e investigador FCT no Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (ISUP). E-Goi Inbound Manager. 

9. Construção Loja Online em Woocommerce  14 (HORAS)
9.1. Conteúdo programático: esta unidade curricular pressupõe o desenvolvimento individual de um canal de venda online na plataforma Woocommerce. Serão identificadas e aplicadas as ferramentas internas e externas da plataforma Woocommerce, atualmente uma das mais utilizadas em e-Commerce. 
9.2. Corpo docente: Rui Humberto, explorador no mundo do Marketing Digital, apaixonado por e-Commerce, branding e datamining. Criou e desenvolveu de raiz o canal de venda online da marca Boutique da Tereza, é especialista em trabalhar o nicho de mercado do vestuário em tamanhos grandes. Professor, formador e palestrante na área do digital. Licenciado em Gestão pela Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD); Pós-graduado em Marketing Digital pelo IPAM.

10. Digital Analytics  8 (HORAS)
10.1. Conteúdo programático: a perceção clara do tráfego, audiência e resultados é fundamental para o negócio online. Apenas com dados concretos é possível definir e redefinir estratégias assertivas com impacto direto no negócio. Nesta unidade curricular serão apresentados, explicados e testados os conteúdos chave da analítica digital.
10.2. Corpo docente:Jorge Cunha - Fundador e Sénior Partner da IT Tech BuZ, consultora especializada em projetos e prestação de serviços de Corporate Analytics & Metrics relacionados com a indústria digital. Possui uma extensa experiência na formação, consultoria e implementação de projetos associados à componente de análise e medição do Marketing Digital. Graduado pela University of British Columbia com o diploma de "Achieving Award of Web Analytics “é ainda certificado pela Google Analytics Academy em “Analytics Individual Certified” desde 2010. Nos seus mais recentes projetos nesta área, tem vindo a liderar e partilhar conhecimento com diversas empresas, marcas e organizações, nomeadamente: ANACOM, Brisa, Via Verde, Media Capital Digital, BMW, Montepio Crédito, Hyundai, Prosegur, entre outras. 

11. Big Data, AI e Marketing Automation  8 (HORAS)
11.1. Conteúdo programático: mais do que espreitar o futuro, esta unidade curricular avalia o presente e aquilo que os grandes players de e-Commerce já fazem atualmente. Tendo como ponto de partida a Big Data e a sua importância na tomada de decisão humana, esta unidade curricular apresenta as grandes tendências de automação eletrónica. Com recurso à inteligência artificial ou a algoritmos avançados, é maximizado o potencial de venda e customização de um negócio online através de um percurso onde o consumidor, embora rei, é conduzido por um percurso onde os seus interesses, gostos, ligações, histórico, tendências de compra são claramente apreendidos e, possivelmente, transforados.
11.2. Corpo docente: Marco Novo - Licenciado em Marketing pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Mestre em  Criatividade e Inovação  Universidade Fernando Pessoa; CDO - Chief Dreams Office - Marco Novo; Colaborador - Alma Digitales; Formador Despertar - Formação e Psicologia. 

12. SEO e SEM   6 (HORAS)
12.1. Conteúdo programático: A perceção das melhores práticas de SEO e SEM permite, por um lado, otimizar o tráfego orgânico e minimizar necessidades de investimento publicitário. Nesta unidade curricular serão abordados os fatores críticos que permitem melhor desempenho nos motores de busca, assim como a sua implementação prática.
12.2. Corpo docente: António Castro, Consultor e Formador de marketing digital com mais de 20 de experiência teórica e prática, é especialista em estratégia Search Engine Optimization e Google Ads.

13. Google ads & Remarketing  10 (HORAS)
13.1. Conteúdo programático: Nesta unidade curricular os alunos terão acesso e formação numa das mais importantes ferramentas de publicidade digital: Google Ads. Esta poderosa ferramenta de publicidade envolve diferentes variáveis e desafios complexos que se pretendem traduzir na otimização e rentabilização do investimento através de anúncios pertinentes que elevem o posicionamento da marca / negócio ou permitam contribuir significativamente para os resultados diretos de venda online. O remarketing é também integrado como um processo importante na geração de conteúdo publicitário relevante para o negócio online.
13.2. Corpo docente: Roberto Cortez, Profissional de Marketing Digital, especializado em PPC. É um dos mais ativos e proeminente profissional e formador em Google Ads.

14. Direito em e-commerce  4 (HORAS)
14.1. Conteúdo programático: os aspetos legais associados a um canal de e-Commerce são essenciais para o cumprimento da legislação e simultaneamente para salvaguardar cliente e vendedor online. A segurança digital, proteção de dados, venda nacional e internacional, apresentam desafios que o gestor de e-Commerce deve compreender e aplicar de forma transparente.
14.2. Corpo docente: Alberto Ribeiro de Almeida, Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra; Mestre em Direito (Ciências Jurídico-Empresariais) pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra; Doutor em Direito (Ciências Jurídico-Empresariais) pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra; Professor da Faculdade de Direito da Universidade Lusíada – Norte (Porto); Jurisconsulto.

15. Projeto Negócio Online  14 (HORAS)
15.1. Conteúdo programático: Esta unidade curricular pretende traduzir num projeto os vários conteúdos empreendidos nas restantes unidades curriculares da pós-graduação em Gestão de Negócio Online. A nível individual, cada formando deverá construir o seu próprio Projeto Online com foco num negócio já existente ou em forma de proposta de um novo negócio online.
15.2. Corpo docente: Vera Maia, Licenciada em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho e pós-graduada em Marketing Digital pelo IPAM, Especialista em e-Commerce, é uma das mais importantes referências na formação e consultoria em comércio eletrónico. Com relevante experiência em serviços e retalho, fundou em 2017 o Tudo sobre eCommerce, prestando consultoria específica aos primeiros passos e desenvolvimento de canais de venda online. Consultora e formadora, organiza anualmente a Conferência Tudo sobre eCommerce.

16. Apresentação Avaliação Projeto Negócio Online  4 (HORAS)
16.1. Conteúdo programático: esta unidade curricular pressupõe a apresentação individual de cada projeto e o envolvimento dos formandos e docente na avaliação crítica conjunta
16.2. Corpo docente – Joel Vaz, Doutorado em Marketing e Estratégia, é atualmente Head of e-Commerce & Digital Marketing das marcas Lion of Porches e Decenio e Docente na Universidade Lusíada Norte.

17. Conteúdo Digital e Storytelling  6 (HORAS) 
17.1. Conteúdo programático: O marketing de conteúdo é essencial para o desenvolvimento robusto de um negócio online, tanto ao nível da própria loja online como da forma como a mesma e todo o negócio / conceito / ideia são comunicados. O storytelling é essencial para uma comunicação transparente da marca / empresa que simultaneamente envolva os seus clientes ou seguidores.
17.2. Corpo docente – Filipa Pinho, Licenciada em Gestão de Marketing no IPAM, trabalha atualmente no departamento de marketing da BIAL onde desenvolve ativação de marcas com foco especial na gestão de conteúdos em torno das mesmas.



ENSINO E AVALIAÇÃO
Ensino presencial: exigida a presença em pelo menos 70% dos módulos da Especialização;
Regime de avaliação: Avaliação continua com apresentação trabalho final escrito e defesa oral obrigatória. 


TITULAÇÃO
A frequência em pelo menos 70% dos módulos e a aprovação no módulo Projeto Negócio Online, confere o direito à emissão de um certificado de aprovação no curso Gestão de Negócios Online. 


DURAÇÃO 
A Especialização tem a duração de 130 horas e decorrerá ao longo de um ano letivo.  


LOCAL DE FUNCIONAMENTO 
Universidade Lusíada – Norte, Campus de Vila Nova de Famalicão   


PRAZOS E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO 
Candidaturas: até 30 de setembro de 2019
Início de aulas: 14 de outubro de 2019
Horário de funcionamento do curso: pós-laboral (2 dias/semana, sextas-feiras horário 18.00 22.00h e Sábados das 09.00-13.00) 



DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A CANDIDATURA
1. Curriculum Vitae
2. Cópias do Certificado de Habilitações e Cartão de Cidadão
3. Ficha de candidatura (a obter nos serviços da Universidade Lusíada ou na página web)
4. Uma fotografia


O processo de candidatura deverá ser enviado para:
Universidade Lusíada – Edifício da Lapa – 4760-108 Vila Nova de Famalicão
Tel: 252 309 200  | Fax: 252 376 363

OBS: A informação contida neste documento pode ainda vir a sofrer alguma alteração pontual.






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