NOTÍCIAS - CursosVersão para Imprimir

ESPECIALIZAÇÃO EM MARKETING INTELLIGENCE AND RESEARCH

actualizado em 4 de Maio de 2018

ESPECIALIZAÇÃO EM MARKETING INTELLIGENCE AND RESEARCH 


COORDENAÇÃO
Elizabeth Real de Oliveira, Prof.ª Doutora


APRESENTAÇÃO/OBJETIVOS
O Curso de Especialização em Marketing Intelligence and Research visa a formação de gestores, técnicos e outros profissionais das áreas científicas do marketing para liderar e orientar a recolha, organização, análise, exploração e disseminação de informação em marketing nas organizações.

Assim, são objetivos centrais deste curso, o desenvolvimento de estratégias, metodologias e instrumentos de gestão de marketing que visam o conhecimento aprofundado do comportamento dos consumidores. Pretende-se dotar os participantes com o domínio dos processos e ferramentas utilizados para o armazenamento, a organização e o acesso à informação de marketing no contexto das organizações. Assim como a utilização das diversas metodologias e ferramentas de exploração e análise de dados, de forma a reduzir os níveis de incerteza associados à resolução dos problemas de gestão de marketing.


DESTINATÁRIOS
Licenciados em áreas das Ciências Empresariais, Marketing, Gestão e outras áreas científicas próximas ou afins. 


ESTRUTURA CURRICULAR/CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Comportamento do Consumidor 
Prof.ª Doutora Paula Rodrigues
(35 horas)
A importância do comportamento do consumidor para o marketing; teorias do comportamento do consumidor; elementos que influenciam a compra (necessidades, perceções, atitudes, etc.); condicionantes externos explicativos (cultura, classe e grupos sociais, etc..); o processo de decisão de compra.

Estudos de Mercado 
Prof. Doutor Paulo Ramos
(35 horas)
Este módulo incide sobre os seguintes tópicos: sondagens e suas aplicações em empresas de grande e pequena dimensão; aplicações empresariais dos estudos de mercado; design do estudo de mercado; definição do problema; utilização e apreciação da informação existente; métodos de recolha de dados quantitativos e qualitativos; tratamento, análise e discussão de dados; apresentação de resultados.


Marketing Estratégico 
Prof. Doutor Carlos Martins
(35 horas)
O marketing estratégico tem como objetivo definir a proposta de valor e o posicionamento de uma organização ou de um produto/ serviço no mercado onde compete. Este módulo compreende a análise de temas na área do planeamento estratégico vs. de marketing; estratégia de marketing; plano de marketing; análise de mercado; identificação dos segmentos de mercado e seleção de alvos; diferenciação e posicionamento; desenvolvimento de novos produtos; processo de internacionalização e oferta no mercado global.

CORPO DOCENTE
Elizabeth Real Oliveira (Coordenadora)
Doutora em Gestão e Licenciada em Gestão da Empresa pela Universidade de Glamorgan (Reino Unido). Diretora das Faculdades de Ciências da Economia e da Empresa da Universidade Lusíada – Norte, Porto e Campus de Vila Nova de Famalicão. Docente e investigadora nas áreas da gestão e desenvolvimento de recursos humanos e comportamento do consumidor.
Consultora de empresas, colabora regularmente com a William Battle Learning (Reino Unido) e a Real Consulting (Angola).

Carlos Martins
Doutor em Gestão pela Universidade Lusíada de Lisboa. Mestre em Gestão (MBA) pelo Instituto Superior de Economia e Gestão. Pós-Graduado em Marketing Internacional na Universidade Católica Portuguesa. Licenciado em Gestão e Administração Publica pelo ISCSP da Universidade Técnica de Lisboa. Docente da Universidade Lusíada – Norte. Investigador nas áreas da estratégia e do planeamento estratégico. Consultor.

Paula Rodrigues 
Doutora em Ciências Empresariais pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Mestre em Ensino da Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Licenciada em Economia pela Universidade Lusíada do Porto. Docente da Universidade Lusíada – Norte. Investigadora. 

Paulo Ramos 
Doutor em Ciências Empresariais pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. MSc Marketing & Product Management pela Universidade de Cranfield (Reino Unido). Licenciado em Relações Internacionais pela Universidade do Minho. Docente da Universidade Lusíada – Norte. Investigador. Gestor/Consultor.


DURAÇÃO 
A duração total do curso é de 105 horas.


AVALIAÇÃO 
Avaliação contínua, com presença obrigatória em pelo menos 70% das aulas de cada unidade curricular;
Exame final escrito em cada unidade curricular.


TITULAÇÃO
- A aprovação em todas as unidades curriculares deste Master confere o direito à passagem de um Diploma de Especialização em Marketing Intelligence and Research;
- As unidades curriculares desta Especialização são creditáveis em unidades curriculares do Mestrado em Marketing da Universidade Lusíada – Norte, Campus de Vila Nova de Famalicão, que venham a ser consideradas equivalentes, em caso de admissão a este ciclo de estudos;
- Os estudantes finalistas que obtiverem aprovação em unidades curriculares avulsas, enquanto não concluírem a licenciatura, terão apenas direito à passagem do respetivo Certificado de aprovação em tais unidades curriculares.

LOCAIS DE REALIZAÇÃO
Universidade Lusíada – Norte, Campus de Vila Nova de Famalicão


PRAZOS E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO 
Candidaturas/Inscrições: até 20 de janeiro de 2019
Início previsto do curso: 12 de fevereiro de 2019
Horário de funcionamento do curso: Pós-laboral, no horário: 18.00-22.00 horas. 


DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A CANDIDATURA
1. Cópia do Certificado de Habilitações
2. Curriculum, científico e académico
3. Cópias do Bilhete de Identidade e uma fotografia
4. Ficha de candidatura (a obter nos serviços da Universidade Lusíada ou na página web)


O processo de candidatura deverá ser enviado para:
Universidade Lusíada – Edifício da Lapa – 4760-108 Vila Nova de Famalicão
Tel: 252 309 200  | Fax: 252 376 363

OBS: A informação contida neste documento pode ainda vir a sofrer alguma alteração pontual.






Todos os direitos reservados | © 2014 CIULF | Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão
Largo Tinoco de Sousa - 4760-108 VNF - Tel: 252 309 200 - Fax: 252 376 363 - info@fam.ulusiada.pt
Membro da APESP - Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado