NOTÍCIAS - CursosVersão para Imprimir

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE MARKETING E SERVIZATION

actualizado em 4 de Maio de 2018

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE MARKETING E SERVIZATION 


COORDENAÇÃO
Elizabeth Real de Oliveira, Prof.ª Doutora


APRESENTAÇÃO/OBJETIVOS
A globalização da economia e as inovações tecnológicas exigem por parte das empresas / organizações uma orientação total para a compreensão e satisfação das necessidades do consumidor final como forma de se diferenciarem, acrescentarem valor e com isso ganharem vantagens competitivas. Pelo que, as organizações necessitam, cada vez mais, de profissionais qualificados nas áreas do Marketing, áreas que se encontram em constante evolução. 

O modelo de “servitization” é um modelo de negócio de produção no qual o foco é no resultado e não o produto, isto é, em vez da mera produção, existe uma preocupação com a visão global do negócio.

A proposta de valor reside no facto desta especialização privilegiar o participante, respondendo às suas necessidades e permitindo a conciliação entre a vida pessoal e profissional com a exigência de uma proposta de valor de excelência, em horário compatível com a permanência na empresa. As unidades que formam a estrutura curricular podem ainda ser creditadas no Mestrado em Marketing ou, parcialmente, no Mestrado em Gestão, em caso de admissão a estes ciclos de estudos.

Esta especialização possibilita o desenvolvimento de conhecimentos de nível avançado relativos à orientação para o mercado e inovação. Apresenta uma forte componente prática aplicada em estudos de caso e em simulação empresarial.


DESTINATÁRIOS
Licenciados em áreas das Ciências Empresariais, marketing, Gestão e outras áreas científicas próximas ou afins. 


ESTRUTURA CURRICULAR/CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Marketing Operacional 
Prof. Doutor Pedro Rodrigues
(35 horas)
A ênfase do módulo do marketing operacional é na atuação e comportamento das variáveis do Marketing mais conhecidas, como Marketing-Mix, nomeadamente no que diz respeito a: decisões de produto e de serviços; conceção da estratégia de produto; conceção e gestão de serviços; desenvolvimento de capital da marca; estratégias de preço; canais de distribuição; comunicação.

Gestão de Serviços 
Prof. Doutor Manuel Rebelo
(35 horas)
Desenvolvimento de conhecimentos que potenciem uma aproximação ao domínio de conceitos integrantes da Gestão de Serviços; o consequente desenvolvimento e aprofundamento de competências facilitadoras da organização da Gestão de Serviços e sistematização da sua operacionalização; e uma visão holística da Gestão de Serviços na perspetiva do contexto organizacional, Partes Interessadas e subsistemas normalizados de Gestão.


Inovação e Criatividade
Prof. Doutor Jorge Figueiredo
(35 horas)
O objetivo da unidade de Inovação e Criatividade passa pelo desenvolvimento de competências relacionadas com a idealização e gestão de ideias de novos produtos e serviços. Assim, pretende-se dotar os estudantes de conhecimentos sobre Inovação e a Criatividade apresentando as técnicas essenciais para a sua aplicação prática, assim como apresentar o processo de desenvolvimento de novos produtos, em especial a metodologia de Design Thinking.


CORPO DOCENTE
Elizabeth Real Oliveira (Coordenadora)
Doutora em Gestão e Licenciada em Gestão da Empresa pela Universidade de Glamorgan (Reino Unido). Diretora das Faculdades de Ciências da Economia e da Empresa da Universidade Lusíada – Norte, Porto e Campus de Vila Nova de Famalicão. Docente e investigadora nas áreas da gestão e desenvolvimento de recursos humanos e comportamento do consumidor.
Consultora de empresas, colabora regularmente com a William Battle Learning (Reino Unido) e a Real Consulting (Angola).

Pedro Rodrigues 
Doutor em Ciências Empresariais pela Universidad Rey Juan Carlos – Madrid. Mestre e Licenciado em Gestão de Marketing pelo Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM). Docente da Universidade Lusíada – Norte.
Investigador nas áreas: da marca, consumo experiencial, satisfação e lealdade de clientes. Consultor Sénior da Portugal Telecom.

Jorge Figueiredo
Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior. Mestre em Ciências da Comunicação - Especialização em Marketing e Comunicação Estratégica. Pós - Graduado em Ciências da Comunicação - Especialização em Marketing e Comunicação Estratégica e Licenciado em Relações Públicas pela Universidade Fernando Pessoa.
Docente da Universidade Lusíada – Norte.

Manuel Rebelo
Doutor em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão (2015). Mestre em Sistemas Integrados de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança pelo IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (2011). Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. 
Docente da Universidade Lusíada – Norte. Coautor de vários livros na área dos sistemas integrados de gestão. Investigador do CLEGI.


DURAÇÃO 
A duração total do curso é de 105 horas.


AVALIAÇÃO 
Avaliação contínua, com presença obrigatória em pelo menos 70% das aulas de cada unidade curricular;
Exame final escrito em cada unidade curricular.


TITULAÇÃO
- A aprovação em todas as unidades curriculares deste curso confere o direito à passagem de um Diploma de Especialização em Gestão de Marketing e Servitização;
- As unidades curriculares desta Especialização são creditáveis em unidades curriculares do Mestrado em Marketing da Universidade Lusíada – Norte, Campus de Vila Nova de Famalicão, que venham a ser consideradas equivalentes, em caso de admissão a este ciclo de estudos;
- As unidades curriculares de “Marketing Operacional” e de “Gestão de Serviços” são creditáveis nas unidades curriculares de “Marketing” e de “Opção I – Gestão de Serviços” do Mestrado em Gestão da Universidade Lusíada – Norte, em caso de admissão a este ciclo de estudos;
- Os estudantes finalistas que obtiverem aprovação em unidades curriculares avulsas, enquanto não concluírem a licenciatura, terão apenas direito à passagem do respetivo Certificado de aprovação em tais unidades curriculares.


LOCAIS DE REALIZAÇÃO
Universidade Lusíada – Norte, Campus de Vila Nova de Famalicão


PRAZOS E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO 
Candidaturas/Inscrições: até 21 de setembro de 2018
Início previsto do curso: 8 de outubro de 2018
Horário de funcionamento do curso: Pós-laboral, no horário: 18.00-22.00 horas. 


DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A CANDIDATURA
1. Cópia do Certificado de Habilitações
2. Curriculum, científico e académico
3. Cópias do Bilhete de Identidade e uma fotografia
4. Ficha de candidatura (a obter nos serviços da Universidade Lusíada ou na página web)


O processo de candidatura deverá ser enviado para:
Universidade Lusíada – Edifício da Lapa – 4760-108 Vila Nova de Famalicão
Tel: 252 309 200  | Fax: 252 376 363

OBS: A informação contida neste documento pode ainda vir a sofrer alguma alteração pontual.






Todos os direitos reservados | © 2014 CIULF | Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão
Largo Tinoco de Sousa - 4760-108 VNF - Tel: 252 309 200 - Fax: 252 376 363 - info@fam.ulusiada.pt
Membro da APESP - Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado