NOTÍCIAS - LusiadaVers�o para Imprimir

INGRESSO 2016/2017 - CANDIDATURAS ON-LINE

INGRESSO 2016/2017 - CANDIDATURAS ON-LINE

actualizado em 1 de Agosto de 2016

O rigor na produção do conhecimento, o compromisso com a sociedade e a qualidade de ensino são os pilares da proposta educacional da Universidade Lusíada. 


O seu envolvimento com os diversos sectores da sociedade civil, quer pela sua localização física, quer pela ligação que apresenta com as entidades empregadoras desta região, constitui um elemento facilitador de promoção do ensino ao longo da vida.

O projecto educativo da Universidade Lusíada - Norte, Campus de Vila Nova de Famalicão, para além de integrar vários níveis de ensino, correspondentes aos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos de Estudos, conducentes à obtenção dos graus de Licenciado, Mestre e Doutor, integra ainda um conjunto de acções especializadas, que vão desde os cursos de Pós-Graduação e de Especialização, cursos de curta Duração, Livres, Técnicos e Formações Especializadas que visam promover a qualificação, a formação contínua e o aperfeiçoamento e/ou reconversão dos cidadãos.
 
A Universidade é um espaço aberto às iniciativas académicas, lúdicas, culturais e sociais dos estudantes. São exemplos desta dinâmica a Associação Académica, a Associação de Acção Social, as Tunas Académicas, os Núcleos de Estudantes e a Associação de Antigos Alunos. 


1.º Ciclo de Estudos - Licenciaturas
Os candidatos ao ingresso nas Universidades Lusíada deverão preencher cumulativamente as condições estabelecidas pelo Ministério da Educação e que são as seguintes:
a) Ter concluído o ensino secundário ou habilitação equivalente.
De acordo com o actual sistema de acesso, qualquer curso do ensino secundário constitui habilitação para concorrer a qualquer curso das Universidades Lusíada.
b) Ter realizado em 2012, 2013 ou 2014 uma das provas de ingresso que a Universidade Lusíada indica para o curso que o candidato pretende frequentar e nela ter obtido a classificação exigida. As provas de ingresso realizam-se nas datas e escolas indicadas pelo Ministério da Educação e consistem em exames nacionais do ensino secundário.
c) Ter obtido na nota de candidatura a classificação mínima de 95 pontos numa escala de 0 a 200. A nota de candidatura é composta pela classificação final do ensino secundário com o peso de 65% e pela classificação da prova de ingresso com o peso de 35%.

Os estudantes titulares de cursos não portugueses legalmente equivalentes ao ensino secundário português podem requerer que as provas de ingresso sejam substituídas por exames finais de disciplinas daqueles cursos que satisfaçam cumulativamente as seguintes condições:
- Terem âmbito nacional;
- Terem sido realizados no ano lectivo que antecede imediatamente o ano a que se refere a candidatura;
- Referirem-se a disciplinas consideradas homólogas das provas de ingresso pela Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES).

A classificação mínima exigida pelas Universidades Lusíada na prova de ingresso é de 95 pontos, numa escala de 0 a 200. Será integralmente devolvida a quantia paga pelos candidatos que se tenham inscrito para o concurso de ingresso nas Universidades Lusíada e cuja candidatura venha posteriormente a ser rejeitada por não terem obtido a classificação mínima na prova de ingresso. O 1.º ciclo de estudos, conducente à atribuição do grau de licenciado/a, tem como objectivo dotar o estudante de um nível de competências genéricas na área específica do curso. 

Para o ano lectivo de 2016/2017, a Universidade Lusíada - Norte, Campus de Vila Nova de Famalicão vai ministrar os seguintes cursos:


:: 1.º CICLO DE ESTUDOS - LICENCIATURAS ::

Faculdade de Arquitectura e Artes - FAA
» Arquitectura (Mestrado integrado)
» Design

Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa - FCEE
» Contabilidade (*)
» Gestão
» Marketing

(*) Os candidatos e estudantes do 1.º Ciclo de Estudos em Contabilidade pagarão, no ano lectivo de 2016/2017, uma propina anual de 700,00€. É uma questão de Contas! 

Faculdade de Engenharias e Tecnologias - FET
» Engenharia Civil
» Engenharia Mecânica
» Engenharia Electrónica e Informática
» Engenharia e Gestão Industrial


PRÉMIO DE MÉRITO LUSÍADA
Os candidatos que entrem pela primeira vez nas Universidades Lusíada e que tenham uma classificação igual ou superior a 14 valores, pagam uma propina de 1.000,00€ anuais, assim beneficiando do Prémio de Mérito das Universidades Lusíada. Os estudantes, contemplados com o prémio de mérito referido, mantêm esse benefício se transitarem de ano, sem unidades curriculares em atraso, e com média igual ou superior a 14 valores. 

:: INGRESSO ::
» Regime Normal
» Provas Específicas
» Prazos e Documentação
» Regime de Concursos Especiais
» Acesso e Ingresso para Estudantes Internacionais
» Maiores de 23 anos 
» Reingresso, Mudança e Transferência
» Regimes Especiais






Todos os direitos reservados | © 2014 CIULF | Universidade Lusíada - Norte, Campus de Vila Nova de Famalicão
Largo Tinoco de Sousa - 4760-108 VNF - Tel: 252 309 200 - Fax: 252 376 363 - info@fam.ulusiada.pt
Membro da APESP - Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado