NOTÍCIAS - LusiadaVersão para Imprimir

ESTUDANTES DE ARQUITECTURA VISITARAM “TEMPLO DE ARTE, DE CULTURA E DE BONDADE”

ESTUDANTES DE ARQUITECTURA VISITARAM “TEMPLO DE ARTE, DE CULTURA E DE BONDADE”

actualizado em 20 de Novembro de 2015

No dia 13 de Novembro, no âmbito da unidade curricular de "História da Arte", leccionada pela Prof.ª Doutora Assunção Lemos, os estudantes do primeiro ano do curso de Mestrado Integrado em Arquitectura visitaram a Fundação Cupertino de Miranda de Vila Nova de Famalicão.


O edifício-sede da Fundação é emblemático tanto pelo seu revestimento azulejar, da autoria de Charters de Almeida, como pela estrutura helicoidal da torre com 10 pisos, 21 salas e 34m de altura.

A Fundação Cupertino de Miranda, fundação privada de interesse geral, com sede em Vila Nova de Famalicão, foi instituída por iniciativa de Arthur Cupertino de Miranda (1892-1988) e sua esposa, D. Elzira Celeste Maya de Sá Cupertino de Miranda, (1892-1978) que à mesma afectaram bens pessoais e a constituíram por estatutos de 15 de Agosto de 1963, aprovados pela entidade tutelar a 2 de Outubro de 1963. O casal doou uma parte dos seus bens pessoais, onde se incluía um conjunto de acções representativas de 5% do capital social do Banco Português do Atlântico, perspectivando a criação de uma Instituição de fomento cultural e de apoio a situações de carência económica.

É uma instituição particular de solidariedade social, reconhecida de utilidade pública e sem quaisquer fins lucrativos, que prossegue objectivos de carácter cultural e social. 

EDIFÍCIO
Em pleno centro da cidade de Vila Nova de Famalicão, mais concretamente no centro da Praça D. Maria II (vulgarmente denominada Praceta Cupertino de Miranda) ergue-se o edifício-sede da Fundação Cupertino de Miranda, reconhecido como um dos ex-libris do concelho. 

É um edifício emblemático tanto pelo seu revestimento azulejar, da autoria de Charters de Almeida (n. 1935), como pela estrutura helicoidal da torre com 10 pisos, 21 salas e 34m de altura.

A obra, dirigida pelo Eng.º José Fortunato Paulino Brandão Freire Themudo e com o projecto de arquitectura da autoria do Arq.º João Abreu Castelo Branco (acompanhado e completado pelo Arq.º Luís Praça), foi implantada num terreno de 1.189m² cedido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, em 1966, para a edificação da sede da Fundação Cupertino de Miranda. A sua construção foi assumida financeiramente pela própria Fundação através de rendimentos e dotações dos seus fundadores. A título de curiosidade, apresentam-se alguns materiais utilizados: 180 toneladas de ferro, 51.450 azulejos, 949 vidros e cristais, 13 Km de perfis de alumínio e 1.306 m² de alcatifa.

A torre é revestida exteriormente, em toda a sua extensão, por quatro painéis de azulejos, justificados por Charters de Almeida, na sua Memória Descritiva dos Painéis Cerâmicos Decorativos da Fundação Cupertino de Miranda, e publicados pela Fundação Cupertino de Miranda em 1971.

Painel Sul – "Alegoria à Educação e às Arte" 
Painel Este – "Protecção"
Painel Norte – "O Homem e o Universo"
Painel Oeste – "Conjugação dos esforços"










Todos os direitos reservados | © 2014 CIULF | Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão
Largo Tinoco de Sousa - 4760-108 VNF - Tel: 252 309 200 - Fax: 252 376 363 - info@fam.ulusiada.pt
Membro da APESP - Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado