NOTÍCIAS - LusiadaVersão para Imprimir

ESTUDANTES DA LICENCIATURA EM DESIGN EXPÕEM TRABALHOS NA BIBLIOTECA DIANA-BAR

ESTUDANTES DA LICENCIATURA EM DESIGN EXPÕEM TRABALHOS NA BIBLIOTECA DIANA-BAR

actualizado em 25 de Julho de 2014

De 04 a 18 de Agosto, na Biblioteca Diana-Bar, na Póvoa de Varzim, os estudantes da Licenciatura em Design expõem os seus trabalhos académicos, reflectindo a abordagem pedagógica e científica ministrada na Licenciatura. 


A Exposição tem como objectivo despertar a consciência para o princípio da utilidade, fomentando a necessidade de alterar o uso dos objectos e chamando assim a atenção para o consumismo excessivo. 

Assistimos no dia-a-dia à vulgar desvalorização de peças que nos acompanharam em detrimento do potencial que estas nos poderão trazer numa nova função, num novo desenho, numa nova interpretação estética.

A velha máxima dos 3 R’s – redesenhar, reciclar, reutilizar, faz cada vez mais sentido, constituindo, hoje, um requisito essencial na intervenção do Designer. O seu sentido de Acção Social, está presente neste tipo de abordagem criativa, pois foca-se no reaproveitamento de materiais, formas e técnicas, atribuindo-lhes novos usos com novos materiais e novas tecnologias. 

Foi proposto ao estudante seleccionar uma cadeira ou assento, que possa ter feito parte do seu ambiente habitacional ou profissional, e que definitivamente não seja utilizada na sua função primeira. Em paralelo, analisar os conceitos que estão por trás da Escola Bauhaus revendo os seus principais autores como possíveis referências e fonte de inspiração criativa para a ideia final.

Seguindo a metodologia projectual do processo criativo do Design, o estudante partiu da definição do conceito para alterar do uso da cadeira, apoiando-se nas referências do autor eleito, nos seus elementos formais e estéticos para a contextualização das opções tomadas.

A Sessão de Abertura realiza-se, no dia 04 de Agosto, às 17H00.

Horário: todos os dias, das 09H00 às 18H00.






Todos os direitos reservados | © 2014 CIULF | Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão
Largo Tinoco de Sousa - 4760-108 VNF - Tel: 252 309 200 - Fax: 252 376 363 - info@fam.ulusiada.pt
Membro da APESP - Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado