NOTÍCIAS - LusiadaVersão para Imprimir

CANDIDATURAS AOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO TECNOLÓGICA PARA O AO LECTIVO 2014/2015

CANDIDATURAS AOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO TECNOLÓGICA PARA O AO LECTIVO 2014/2015

actualizado em 16 de Setembro de 2014

A 3.ª fase de candidaturas para os Cursos de Especialização Tecnológica em Automação, Robótica e Controlo Industrial, Instalação Manutenção de Redes e Sistemas Informáticos, Aplicações Informáticas de Gestão e Gestão e Eficiência Energética, decorre entre os dias 22 e 26 de Setembro





O projecto educativo da ULVNF, para além de se estruturar ao nível dos graus de Licenciado, Mestre e Doutor, confere, ainda, formações qualificantes  pós-secundárias, como é o caso dosCursos de Especialização Tecnológica - CET

» O que é um CET?
O Curso de Especialização Tecnológica (CET) é uma formação pós-secundária não superior que visa conferir qualificação do nível 5, de acordo com a Portaria n.º 782/2009, de 23 de Julho, que define os níveis de qualificação em conformidade com o Quadro Nacional de Qualificações (QNQ). 

» Estrutura
O plano de formação de um CET integra as componentes de formação geral e científica, de formação tecnológica e de formação em contexto de trabalho.

» Acesso aos CET
Segundo o disposto no Decreto-Lei n.º 88/2006, de 23 de Maio, podem candidatar-se à inscrição num CET:
a) Os titulares de um curso secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
b) Os que tendo obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10.º e 11.º e tendo estado inscritos no 12.º ano de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente não o tenham concluído;
c) Os titulares de uma qualificação profissional do nível 3;
d) Os titulares de um diploma de especialização tecnológica ou de um grau ou diploma de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional.

Podem igualmente candidatar-se à inscrição num CET num estabelecimento de ensino superior os indivíduos com idade igual ou superior a 23 anos, aos quais, com base na experiência, aquele reconheça capacidades e competências que os qualificam para o respectivo ingresso.
Atenção: os titulares das habilitações a que se referem as alíneas b) e c), têm de realizar uma formação adicional na Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão que é parte integrante do plano de formação do CET.

»»Acesso ao Ensino Superior
Os titulares de um diploma de especialização tecnológica podem concorrer à matrícula e inscrição no ensino superior através do concurso especial a que se refere a alínea b) do n.º 2 do artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 393-B/99, de 2 de Outubro.

A formação realizada nos CET é creditada no âmbito do curso superior em que o titular do diploma de especialização tecnológica seja admitido, independentemente da via de acesso que tenha utilizado. A formação a que se refere o artigo 16.º do Decreto-Lei n.º 88/2006, de 23 de Maio de 2006, não é abrangida por este processo de creditação.


» Cursos de Especialização Tecnológica em:
:: Automação, Robótica e Controlo Industrial
:: Instalação Manutenção de Redes e Sistemas Informáticos
:: Aplicações Informáticas de Gestão
:: Gestão e Eficiência Energética

» Prazos:
:: 1.ª fase: período de candidaturas: até 1 de de Setembro de 2014 (inclusive)
:: 2.ª fase: período de candidaturas: 15 a 19 de Setembro de 2014 (inclusive)
:: 3.ª fase: período de candidaturas: 22 a 26 de Setembro de 2014 (inclusive)

A submissão das candidaturas aos CET ministrados pela Universidade Lusíada são efectuadas on-line, através do seguinte website


» Documentos necessários para a candidatura
1. Certificado de habilitações original;
2. Fotografia;
3. Fotocópia do bilhete de identidade ou cartão de cidadão;
4. Fotocópia do cartão de contribuinte ou cartão de cidadão;
5. Boletim de vacinas actualizado;
6. Curriculum vitae.

» Bolsas de Estudo
Os estudantes inscritos num CET podem concorrer a Bolsas de Estudo, atribuídas pela DSAE/DGES. Para mais informações poderá contactar o Gabinete de Acção Social: Telef: 252 309 225 /E-mail: cristinafreitas@fam.ulusiada.pt.


» Gabinete dos Cursos CET
Dr.ª Cristina Silva
Telef: 252309225
E-mail:cristinafreitas@fam.ulusiada.pt

+ info






Todos os direitos reservados | © 2014 CIULF | Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão
Largo Tinoco de Sousa - 4760-108 VNF - Tel: 252 309 200 - Fax: 252 376 363 - info@fam.ulusiada.pt
Membro da APESP - Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado