NOTCIAS - CursosVers�o para Imprimir

LICENCIATURA EM MARKETING [PLANO DE ESTUDOS]

actualizado em 4 de Junho de 2018


Acreditada pela Agência Nacional de Avaliação e Acreditação (A3ES)

OBJECTIVOS
Visando o cumprimento do seu papel de motor de desenvolvimento regional, no âmbito do espaço em que se insere, e tendo em conta a realidade industrial, comercial e de serviços, a Universidade Lusada de Vila Nova de Famalicão tem vindo a analisar as necessidades de formação, no sentido da configuração de uma conjuntura de recuperação econmica que permita ultrapassar as dificuldades por que passa a região e que, no seu entender, se centram ao nvel das estratégias de diversificação funcional, de distribuição comercial e industrial, de posicionamento e desenvolvimento de marcas e imagens fortes e competitivas. Assim, e aps estudo dos factores ambientais regionais, do sector do ensino superior em Marketing, e do sector industrial e comercial nortenho, procedemos a uma segmentação da oferta em ensino e de um plano estratégico que apontou para uma licenciatura que visa concretizar os seguintes objectivos: 

  • Proporcionar um conceito de formação universitria “profissionalizante” através da realização dos jogos de simulação e do projecto empresarial, subjacente a uma visão operacional tão necessria a esta região;
  • Fornecer aos estudantes no ltimo ano da sua licenciatura a possibilidade de optar por uma via especializada às suas necessidades;
  • Proporcionar uma oferta diferenciadora, complementando a nossa carteira de licenciaturas, nomeadamente na rea da Ciência Econmica e Empresarial, visando a inovação.

Nesta região encontram-se implantadas das maiores empresas de têxtil, vesturio e calçado, assim como alguma forte actividade de construção civil e imobilirio, sectores ou actividades que carecem de uma forte componente comercial, de marketing, imagem e comunicação. Importa também referir a necessidade de se evoluir no apoio às associações comerciais e empresariais, bem como às autarquias, no sentido da adopção de uma postura competitiva forte, visando a atracção de investimento para a criação de diversidade. Esta licenciatura assume um papel fundamental no projecto estratégico de consolidação e afirmação da Universidade Lusada no contexto do Vale do Ave.


COMPETÊNCIAS
Conhecimentos na rea de Gestão, Economia e Contabilidade. Tomada de decisão. Criatividade. Capacidade de Inovação. Capacidade de comunicação.

SADAS PROFISSIONAIS
- Director comercial; Director de marketing ; Director de comunicação; Director de vendas; Director de marketing directo; Gestor de produto; Gestor de marcas; Gestor de cliente; Gestor de loja; Gestor de bases de dados; Gestor de logstica e distribuição; Consultor de marketing; Relações Pblicas; Analista de mercado; Técnico de merchandising; Técnico de publicidade; Técnico comercial; Promotor de vendas; Docente nas reas de marketing.

PROVAS DE INGRESSO
Geografia ou Economia ou Português

CONSELHO SOCIAL
Avelino Rego | Armindo Costa | Filipe Vila Nova | Hugo Ribeiro da Silva | José Alexandre Oliveira | Nuno Melo | Paulo Pimenta  | Rogério Lourenço


PARCERIAS






Todos os direitos reservados | © 2014 CIULF | Universidade Lusíada - Norte, Campus de Vila Nova de Famalicão
Largo Tinoco de Sousa - 4760-108 VNF - Tel: 252 309 200 - Fax: 252 376 363 - info@fam.ulusiada.pt
Membro da APESP - Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado