4.º INTERCÂMBIO MATEMÁTICO - “ALUNOS EM COMUNICAÇÃO MATEMÁTICA”Versão para Imprimir


4.º INTERCÂMBIO MATEMÁTICO
“ALUNOS EM COMUNICAÇÃO MATEMÁTICA”
9 de Abril de 2008

 

_mensagem do Presidente da Câmara Municipal de VN Famalicão

Arq. Armindo Costa

 

O DESAFIO DA MATEMÁTICA

A Matemática, que é a mais antiga e fundamental de todas as ciências, é uma das áreas mais fascinantes do conhecimento. O seu estudo constitui não só um desafio mas é também a fonte central na resolução de problemas de todas as áreas de conhecimento.

Apesar da sua importância, a Matemática é, muitas vezes, uma disciplina menosprezada pelos alunos, dada a sua complexidade. É precisamente para contrariar esta tendência que a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão está a cooperar com a Universidade Lusíada na promoção do encontro denominado “Alunos em Comunicação Matemática”.

A iniciativa, que se dirige aos alunos do ensino secundário, tem como principal objectivo incentivar e estimular o gosto pela Matemática, bem como o promover a discussão de assuntos relacionados com a disciplina no seio da família e na comunidade em geral.

Actualmente, todos reconhecem que a Matemática está presente em todas as áreas da actividade humana, mas poucos conhecem, efectivamente, de que forma a Matemática está presente em muitas dessas áreas.

Espero que este encontro se transforme num momento de convívio e seja um pretexto para se falar de Matemática, criar o gosto pela disciplina e transmitir aos alunos uma visão mais positiva da Matemática.

 

_apresentação

A Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão em parceria com a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vai organizar, no dia 9 de Abril do corrente ano, o quarto encontro de intercâmbio de “Alunos em Comunicação Matemática”, com os alunos do Ensino Secundário dos 10º, 11º e 12º anos das três disciplinas de Matemática.

Com esta iniciativa pretende-se dar resposta a uma das vertentes pedagógicas previstas nos programas de Matemática do Ensino Secundário, nomeadamente “... a simulação de congressos científicos em que os alunos apresentam comunicações ...  deve ser pretexto para falar de Matemática, criar gosto pela Matemática ou fornecer aos alunos outra visão da Matemática”, para além de permitir-se que, sem grande perda de tempos lectivos, tão necessários para o cumprimento do programa, os alunos possam ser sensibilizados para a importância da “Matemática como instrumento de interpretação e intervenção do real” e do desenvolvimento de “capacidades de intervenção social”, e ainda serem alertados para a importância desta área do conhecimento no seu futuro profissional.

Sabe-se que, por falta de condições e de tempo, nem sempre é possível desenvolver uma completa diversificação de tarefas pedagogicamente relevantes, pelo que esta pode ser uma oportunidade de colmatar essas pequenas lacunas na formação dos alunos, permitindo também que os alunos de Matemática do Ensino Secundário tenham um contacto com a realidade escolar de outros concelhos e de outros níveis, perspectivando o ingresso no ensino superior.

Este Evento já contou, no total das suas três edições anteriores (2003, 2006 e 2007), com a participação de mais de 1500 alunos, provenientes de cerca de 35 escolas de todo o país, envolvendo mais de 100 professores. A organização congratulou-se com a apresentação de um total de 40 comunicações por parte dos alunos, comunicações estas que surpreenderam positivamente os alunos e professores presentes.

Para o sucesso desta iniciativa pedagógica muito tem contribuído a presença do Prof. Doutor Jaime Carvalho e Silva, Professor da Universidade de Coimbra e Coordenador dos programas das disciplinas de Matemática do Ensino Secundário. As suas palestras são escutadas com muito interesse e agrado por parte dos alunos, pelo que, desta forma, se conquistam adeptos e fãs incondicionais da causa matemática.

Na edição deste ano, o Prof. Doutor Jaime Carvalho e Silva irá proferir a palestra intitulada "Matemática na II Guerra Mundial", palestra a que os pais, encarregados de educação e professores terão a oportunidade de poder assistir gratuitamente, numa sessão especial que se realizará no dia do 4.º Intercâmbio Matemático (9 de Abril), pelas 21.30 horas, no Salão Nobre da Universidade Lusíada de Vila Nova da Famalicão.

Na 4.ª Edição do Intercâmbio Matemático vão verificar-se ainda mais novidades! – Serão atribuídos prémios às melhores comunicações apresentadas pelos alunos. Num concurso dividido em 4 categorias de comunicações – MatA, MatB, MACS e MatCom – serão premiados os 3 primeiros classificados de cada categoria. Também será premiado o professor orientador/coordenador da comunicação vencedora na categoria MatCom (categoria que engloba todas as outras comunicações com temas gerais de Matemática).

A participação das escolas neste Evento pode ser feita por alunos do ensino secundário que frequentem qualquer uma das três disciplinas de Matemática. As turmas/alunos podem participar assistindo às apresentações de temas Matemáticos de outros colegas ou através da apresentação de comunicações sobre a Matemática abordada nas aulas, que devem ser preparadas com o professor. A intenção de apresentação de comunicações tem de ser comunicada à Organização aquando da respectiva inscrição da escola/turma, a concretizar até ao dia 25 de Março de 2008.

A organização disponibiliza neste sítio web uma minuta para que as escolas solicitem às respectivas Câmaras Municipais o meio de transporte necessário para a deslocação dos alunos até à Universidade Lusíada de Vila Nova Famalicão. Neste sítio web são ainda disponibilizadas minutas para a submissão desta actividade à aprovação do Conselho Pedagógico e para que os pais autorizem a saída dos seus filhos da escola.

A Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão em parceria com a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, oferecerá a todos alunos participantes algum material didáctico e a Universidade Lusíada facultará a cantina para que, pelo preço de 3,50€ (refeição completa), os alunos possam almoçar no local do 4.º Intercâmbio Matemático, evitando problemas de dispersão e segurança dos alunos. As escolas cujos alunos pretendam almoçar na referida cantina devem assinalar na ficha de inscrição de turma/escola o número de alunos e proceder ao respectivo pagamento no acto de inscrição.

A Organização do 4.º Intercâmbio Matemático conta ainda com a colaboração da Escola Profissional CIOR para a recepção e acompanhamento dos participantes no decorrer das actividades previstas no programa.

 

_objectivos

  • Estabelecer a relação entre os saberes teóricos adquiridos e a sua aplicação prática.
  • Desenvolver nos alunos atitudes de iniciativa, autonomia e criatividade.
  • Desenvolver nos alunos o espírito crítico e de investigação.
  • Promover o desenvolvimento da comunicação, cooperação e solidariedade.
  • Reforçar a relação professor/aluno.
  • Fomentar a relação aluno/aluno.
  • Motivar os alunos para o estudo dos conteúdos programáticos.
  • Desenvolver e/ou aprofundar nos alunos o gosto pela Matemática.
  • Desenvolver nos alunos a capacidade de comunicar através  da Matemática.
  • Promover a realização pessoal mediante o desenvolvimento de atitudes de autonomia e solidariedade.
  • Desenvolver capacidades de intervenção social pela compreensão e discussão de sistemas e instâncias de decisão.
  • Fornecer aos alunos a possibilidade de ajustarem a visão que têm desta ciência.
  • Promover a partilha de saberes e de experiências educativas, entre alunos de escolas de concelhos diferentes.
  • Promover a divulgação e permuta de projectos educativos e de novos recursos didácticos.
  • Alertar para a importância desta área de conhecimento no futuro profissional de cada aluno.
  • Apresentar exemplos de alunos que participaram em edições anteriores para demonstrarem a relação que se verifica entre a matemática do ensino secundário e a do ensino superior ou a utilizada na actividade profissional.

 

_destinatários

Alunos de Matemática do Ensino Secundário de escolas de todo o país e respectivos professores.

 

_data e local de realização

9 de Abril de 2008 na Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão

 

_programa

09h00

Recepção dos alunos e professores participantes

09h30

Sessão de Abertura

09h45

Palestra do Prof. Doutor Jaime Carvalho e Silva

10h15

Intervalo (visita às exposições)

10h45

Comunicação(ões) dos alunos (tema(s) e escola(s) a indicar)

11h30

Comunicação(ões) dos alunos (tema(s) e escola(s) a indicar)

12h15

Intervalo para almoço

15h00

Comunicação(ões) dos alunos (tema(s) e escola(s) a indicar)

15h45

Intervalo (visita às exposições)

16h15

Comunicação(ões) dos alunos (tema(s) e escola(s) a indicar)

17h00

Encerramento com a actuação da Tuna Académica da Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão. [Regresso às escolas]

 

_sessão especial para pais, encarregados de educação e professores

Prof. Doutor Jaime Carvalho e Silva

(Professor Associado do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra; Coordenador das equipas autoras dos programas de Matemática do Ensino Secundário)
 

"Matemática na II Guerra Mundial"

A Magnífica Reitora da Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão, Prof.ª Doutora Rosa Moreira e o Presidente da Câmara de Vila Nova de Famalicão, Arq. Armindo Costa, têm a honra de convidar toda a comunidade educativa (pais, encarregados de educação e professores) e demais interessados, para assistirem à Palestra proferida pelo Prof. Doutor Jaime Carvalho e Silva, intitulada "Matemática na II Guerra Mundial", a realizar no Salão Nobre da Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão, dia 9 de Abril de 2008 pelas 21.30 horas, no seguinte contexto:

Actualmente todos reconhecem que a Matemática está presente em todas as áreas da actividade humana, mas poucos conhecem efectivamente de que forma a matemática está presente em muitas dessas áreas. A Arte da Guerra é também uma grande consumidora de Matemática, o que, aliás, levanta questões éticas interessantes sobre a responsabilidade social dos matemáticos (e dos professores de Matemática).

Esta palestra vai incidir sobre um dos períodos mais trágicos da História da Humanidade, a II Guerra Mundial, que decorreu entre 1939 e 1945, e provocou a morte de milhões de pessoas. Muita da matemática utilizada então só foi divulgada muitos anos mais tarde, por razões de segurança. Hoje pode fazer-se um balanço bastante detalhado dessa participação. Serão passadas em revista temas como: as mulheres computadoras e o aparecimento dos primeiros computadores; os códigos secretos e o papel do matemático Alan Turing; a programação linear e o matemático George Dantzig; as cónicas e a detecção da rota dos submarinos inimigos.

 

 

_exposições permanentes

  • com os posters das escolas participantes;
  • da Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão;
  • de Equipamentos Didácticos;
  • de materiais (comunicações, fotos, vídeos) das anteriores edições do Intercâmbio Matemático.

 

_datas importantes

Inscrições (#): até 25 de Março de 2008
Envio dos documentos de suporte às comunicações: até 2 de Abril de 2008
Realização: 9 de Abril de 2008

(#) AS INCRIÇÕES SÃO LIMITADAS, PELO QUE SUGERIMOS CELERIDADE NA CONCRETIZAÇÃO DESTAS UMA VEZ QUE PODEREMOS VIR A TER NECESSIDADE DE INVIABILIZAR INSCRIÇÕES EFECTUADAS DENTRO DO PRAZO.

 

_documentos disponíveis para download



_comunicações a concurso - lista de prémios

Consulte aqui os prémios a atribuir às melhores comunicações a concurso.



_envio de inscrições

Poderá submeter a sua inscrição através de:
FAX: 252376363 ou E-mail: jcunha@fam.ulusiada.pt

 

_informações

Eduardo Cunha | E-mail: jcunha@fam.ulusiada.pt | Telemóvel: 938663973
Murilo Sampaio | E-mail: cat@fam.ulusiada.pt | Telefone: 252309200/16

 

_comissão organizadora

Dr. Eduardo Cunha
Eng. Murilo Sampaio
Dr. Leonel Rocha, Vereador da Educação e Cultura
Dr. Marco Magalhães
Dr.ª Sandra Ferreira

 

_organização

_apoios


Texas Instruments TI Technology - Beyond Numbers
TETRI - Equipamentos Electrónicos Lda
Porto Editora
Cnotinfor
Imagina
escola @-fixe
CIOR - Escola Profissional

 

Todos os direitos reservados | © 2014 CIULF | Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão
Largo Tinoco de Sousa - 4760-108 VNF - Tel: 252 309 200 - Fax: 252 376 363 - info@fam.ulusiada.pt
Membro da APESP - Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado